COMPARTILHAR

CACIMBA 03Ação visa promover cuidado e a prevenção de vários outros problemas com o meio ambiente

 

 

Com as terras desprovidas de cobertura vegetal mínima, a água proveniente das chuvas não consegue se infiltrar no solo com facilidade, tendo como consequência o aumento do volume da água escoada sobre a superfície do terreno. O escoamento superficial da água das chuvas, principalmente quando se concentra na forma de enxurrada, provoca inúmeros problemas ambientais, como destruição de estradas, erosão do solo, aumento da frequência de enchentes, poluição e assoreamento de corpos d’água. Com objetivo de contornar essa situação, o SAAE está construindo ”cacimbas” na região do Córrego do Soldado.

 

 

”Cacimbas” são Bacias de Captação de Enxurradas, são estruturas construídas no terreno, em forma de bacia, caixa ou terraço, utilizadas no controle de enxurradas e da erosão do solo.

 

 

FUNÇÃO

A função desse sistema é captar a água das enxurradas, propiciando a infiltração da água acumulada no pequeno lago formado pela bacia e a retenção dos sedimentos para lá carreados. Gerando vários benefícios, além de evitar que as enxurradas provoquem danos no terreno, as bacias promovem a recarga do lençol d’água (aquífero freático) e a manutenção de nascentes e demais corpos d’água.

 

 

Esse sistema proporciona a elevação do nível d’água no solo, o que pode ser percebido visivelmente pelo nível de água das cisternas, pelo umedecimento das baixadas e também pelo ressurgimento de minadouros. Por outro lado, ao conterem sedimentos e outras substâncias carreadas na enxurrada (terra, adubo, agrotóxico, esterco e outros), as bacias de captação protegem os corpos d’água do assoreamento e da contaminação.

 

 

O objetivo da construção das bacias é, portanto, aproveitar racionalmente as águas das chuvas, reduzindo ao mínimo suas perdas por enxurradas e, ao mesmo tempo, dar às áreas trabalhadas a segurança de sua conservação permanente. Tais bacias também são muito úteis na conservação das estradas, pois, além dos benefícios já citados, elas contribuem para a retenção do cascalho carreado pelas enxurradas, o qual poderá ser reaproveitado.

 

 

LOCALIZAÇÃO

As bacias de captação são recomendadas às áreas onde ocorrem enxurradas, calhas secas, podendo ser construídas às margens de estradas vicinais e de carreadores, ao longo e no final de terraços e a montante de nascentes. O primeiro passo para a localização das bacias é a realização de um levantamento sobre a área em questão, especialmente quando ao relevo e tipo de solo existente. As bacias são locadas e dimensionadas, tanto em número quanto em tamanho, em função do volume da enxurrada (o qual é determinado pela área de contribuição ou área de drenagem a montante) e da declividade do terreno.

 

 

MANUTENÇÃO

A fim de manter a capacidade de armazenamento e infiltração de água, recomenda-se fazer manutenção anual, procedendo à remoção dos sedimentos acumulados na bacia, no período de estiagem. Outra recomendação importante é o plantio de espécies adequadas, especialmente gramíneas, nas bordas das bacias, para que essas plantas possam ajudar a manter firmes os taludes internos e externos.

 

 

OUTROS CUIDADOS

Em solos com risco de atolamento de animais ou de desmoronamento de taludes, as bacias devem ser isoladas com cercas de arame, a fim de evitar o acesso de animais. Os canais condutores de água para as bacias também precisam de manutenção. Os localizados em terrenos de grande declive, podem sofrer erosão com maior facilidade. Nesta situação, eles podem ser revestidos com cascalho, pedras-de-mão ou seixos rolados e, em casos especiais, podem ter revestimento de concreto ou alvenaria ou serem feitos de manilhas de concreto. Tais bacias são parte de um conjunto de medidas integradas usadas para conservar os solos, a água e a vegetação de uma bacia hidrográfica. (Fonte EMATER)

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.