COMPARTILHAR

Montagem FotosNesta quinta-feira, dia 10 de Setembro, uma equipe do Gabinete da Presidência da República visita Itaúna com missão específica: conhecer o processo de contratação e o relacionamento do Município com a Coopert, cooperativa de catadores de materiais recicláveis, que presta serviços de coleta seletiva na cidade. Os membros do Gabinete da Presidência vêm acompanhados de representantes do Centro Mineiro de Referência em Resíduos – CMRR, órgão do Governo do Estado. Conforme a programação divulgada pelo CMRR, o grupo de Brasília chega à capital na noite do dia 8. Já no dia 9, debate com membros da Asmare, as experiências da coleta seletiva em Belo Horizonte.

 

No dia 10, com horário marcado para as 9h30, serão recebidos na sede do SAAE, autarquia responsável pela gestão dos resíduos em Itaúna. Participarão do encontro, o Prefeito Osmando Pereira da Silva, o Diretor Geral do SAAE, Marcos Vinício Ferreira, assessores e representantes da Câmara de Vereadores. O objetivo da visita, informado pela comitiva brasiliense, é “conhecer a experiência de prestação de serviços remunerada, realizada por cooperativas e associações de catadores de materiais recicláveis para embasar tecnicamente a construção de instrumento de contratação de cooperativas e associações pela Presidência da República para a prestação de serviço de coleta de recicláveis nas instituições do Governo Federal. Esse instrumento servirá de referência para a proposta a ser incluída na revisão do Decreto 5.940/06 (Coleta Seletiva Solidária)”.

 

Itaúna foi um dos primeiros municípios brasileiros a contratar a cooperativa de catadores para a execução do serviço de coleta seletiva remunerada, conforme propõe a Lei 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Essa contratação se deu em 20 de Janeiro de 2013, ainda no primeiro mês do atual mandato do Prefeito Osmando Pereira da Silva. Antes de Itaúna as notícias são de que as cidades de Natal, no Rio Grande do Norte e a região metropolitana de Londrina, no Paraná.

 

Da comitiva brasiliense farão parte representantes do CIISC – Comitê Interministerial para Inclusão dos Catadores, e de setores de regulamentação de compras do Governo Federal. Do CMRR está confirmada a presença da Diretora Administrativa, Jaqueline Rutkowski, que virá acompanhada de assessores. Após o encontro, no SAAE, acontecerá uma visita à Coopert e ao novo Centro Municipal de Triagem de Resíduos, que está sendo construído pela Prefeitura, nas dependências do Aterro Sanitário de Itaúna.

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.