COMPARTILHAR

igrejaboraceiaCaraguatatuba, dom José Carlos, estará em Boracéia, na Costa Sul de São Sebastião, para celebrar missa em comemoração aos 30 anos de fundação da capela do Bom Pastor, vinculada à paróquia Sagrado Coração de Jesus, cuja matriz fica em Boiçucanga.

 

 

Após a missa, que conta com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) e terá a participação de fiéis de outras capelas da região, haverá confraternização entre todos na Escola Municipal do bairro.

 

De acordo com o padre Douglas Franco Machado, é a primeira vez que o bispo titular da Diocese irá celebrar missa em Boracéia. “A expectativa é a melhor possível”, declarou. “Os fiéis e moradores trabalharam demais para levantar a igreja e, por isso, temos que comemorar essa conquista porque é um local de evangelização e também um sinal da presença da comunidade cristã no bairro”, acrescentou o pároco.

 

 

Em 21 de setembro de 1985, segundo a pedra fundamental, deu-se o início da capela, que num primeiro instante seria uma casa de oração para que todos, independentemente de qualquer ligação religiosa, pudessem louvar a Deus. Entretanto, a ideia não amadureceu e prevaleceu a capela cujo nome escolhido por votação foi o Bom Pastor.

 

 

Dificuldades

Segundo a ministra da Eucaristia, Vilma Aparecida de Almeida Ribas, os fiéis enfrentaram muitas dificuldades e realizaram várias quermesses e/ou festas, além de receberem inúmeras doações, para terem a igreja do jeito que é hoje.

 

 

Antes de inaugurar a capela, a evangelização ocorria na escola municipal com a celebração de missas, catequese e batizados.

 

 

Lembrado no quarto domingo após a Páscoa, este ano, o dia do padroeiro caiu em 26 de abril. A comemoração, porém, aconteceu no dia 2 de maio em função do feriado do Dia do Trabalho. A mudança teve o objetivo de aproveitar a presença dos turistas na região.

 

 

Em outubro, a comunidade também promove festa com procissão, missa e quermesse para comemorar o dia de Nossa Senhora Aparecida. De vez em quando, há outros eventos com a finalidade de oferecer entretenimento aos fiéis e moradores do bairro, além de angariar fundos para a execução de melhorias na capela.

 

 

Todo domingo, a partir das 8h, são realizadas as missas. Já a catequese ocorre às quartas-feiras e aos sábados.

 

 

Serviço: A missa com o bispo será celebrada às 11h, na área territorial da capela, situada na avenida Guarani, 01, nas imediações do Posto de Saúde e da sede da Associação Amigos de Boracéia.

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.