COMPARTILHAR

Galpão 5No próximo dia 24 de setembro, quinta-feira, o Prefeito Osmando Pereira da Silva entrega à comunidade mais uma obra: o Centro Municipal de Triagem de Resíduos (nova sede da Coopert), construída nas dependências do Aterro Sanitário, localizado na região conhecida como Fazenda Três Barras, situada na margem esquerda da Rodovia MG-431, sentido Divinópolis. A obra, com cerca de 1.200 metros quadrados de construção, possui toda a estrutura necessária ao funcionamento da Cooperativa, com capacidade para ampliar consideravelmente a produção da Coopert, que hoje já é recorde no País.

 

 

Com duas esteiras de 25 metros de cumprimento (uma delas já está concluída e a outra deverá ser instalada nos próximos meses), galpão de estoque, baias de separação de materiais, área para prensas, estacionamento, pátio de manobra, chute/silo duplo, refeitório, vestiários, banheiro e imensa área verde, a obra contou com investimentos próximos de R$1 milhão, exceto o terreno. Além das obras de construção, o Município realizou obras de infraestrutura, como acesso pavimentado à área de descarte de resíduos, construção de fossa séptica para tratamento de esgoto, poço artesiano, rede de água e de captação pluvial e arborização, plantio de grama e ajardinamento do entorno.

 

 

Produção ampliada

 

 

Atualmente, funcionando em área restrita e com equipamentos já bastante sucateados, no Parque Jardim Santanense, a Coopert é recordista em separação de resíduos, trabalhando com cerca de 650 toneladas de resíduos mensalmente, com aproveitamento de mais de 400 toneladas/mês. Com as novas dependências, esteiras de 25 metros de extensão (a atual mede aproximadamente 10 metros), a expectativa é de que esta produção aumente em cerca de 50%, já nos primeiros meses.

 

 

A Coopert conta, atualmente, com 87 cooperados, incluindo os catadores ligados à Ascaruna. Além da seleção de resíduos, presta também o serviço de coleta do Lixo Seco, para o qual é contratada pelo Município. Sobre a “mudança de casa”, o presidente da cooperativa afirma que “é mais uma oportunidade de crescimento que o Prefeito Osmando oferece à cooperativa que ele ajudou a fundar. Vamos, com certeza, ampliar a nossa produção e aumentar a prestação de serviço, em quantidade e qualidade, à população itaunense”, disse.

Sonho da região

Além do ganho que será a mudança da sede da Coopert, para os cooperados e para a população em geral, os moradores da região dos bairros Parque Jardim, Residencial Santanense, Itaunense e São Bento, também têm muito a comemorar, com o fato. É que a antiga “usina de lixo” será desativada e o local aonde ela está instalada deverá ser usado para oferecer equipamentos à comunidade local. O Prefeito Osmando Pereira e o Diretor do SAAE, Marcos Ferreira, têm afirmado que a proposta é discutir com a comunidade a melhor utilização da área.
O Diretor do SAAE comentou a mudança, afirmando que “é um momento de muita felicidade, este, de inaugurarmos o Centro Municipal de Triagem e desativar a antiga usina de lixo, que muitos bons serviços prestou à nossa comunidade. Vamos estudar, com a população, a melhor destinação para aquela área. E adianto que já estamos, também, estudando o encerramento do aterro de resíduos da construção civil, naquela região. Pretendemos, até o meio do ano, anunciar as medidas que possibilitarão este fato”, concluiu.

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.