COMPARTILHAR

Campanha Itaúna 01Ações pretendem reforçar dicas para promover uma convivência harmoniosa com a ferrovia

 

A VLI, empresa que controla as ferrovias Centro-Atlântica (FCA) e Norte Sul (FNS), realiza até a próxima sexta-feira (25), durante a Semana Nacional do Trânsito, uma mega campanha para reforçar dicas de segurança ao longo das linhas férreas. Estão previstas ações em 58 municípios de sete estados e do Distrito Federal. Essa programação engloba atividades em mais de 20 cidades mineiras.

 

Nesta terça-feira (22), foram realizadas blitzes educativas nas principais passagens de nível de Itaúna. As ações contaram com apoio da Polícia Militar (PM). Os materiais informativos distribuídos durante a campanha reúnem alertas importantes. Os encartes esclarecem, por exemplo, que um trem carregado pode levar até um quilômetro para parar completamente após o acionamento dos freios de emergência. Por isso, é importante estar atento às recomendações de segurança (Pare, Olhe e Escute).

 

O artigo 29 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece que os trens têm preferência de passagem sobre os demais veículos. A legislação também prevê que o condutor que não para antes de transpor a linha férrea comete infração gravíssima e pode ser multado, além de perder sete pontos na carteira (artigo 212).

 

 

A campanha ainda chama a atenção para outras dicas que ajudam a manter uma convivência harmônica entre comunidades e ferrovia, como não andar nem estacionar o carro próximo à linha férrea, evitar jogar lixo ou qualquer outro objeto nos trilhos, e não atravessar entre os vagões do trem.

 

Neste ano, a VLI já realizou dez ações educativas em Itaúna. Além disso, a empresa tem investido constantemente em iniciativas que visam reforçar a segurança ao longo das vias, principalmente nos pontos considerados mais críticos. Entre as medidas adotadas está a ampliação das sinalizações em passagens de nível.

 

 

Sobre a VLI

A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no País, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). A VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.

Comments are closed.