COMPARTILHAR

IMG_525422 estudantes de pós-graduação de enfermagem da UFMG buscam conhecimento em Itaúna

 

Trabalho realizado na Policlínica Dr. Ovídio, o Saspo – Serviço de Assistência à Saúde da Pessoa Ostomizada, é reconhecido em todo o Brasil, supervisionado pela estomaterapeuta, mestre em enfermagem, Cristiane Rabelo Lisboa, o serviço cuida de pacientes ostomizados, ou seja, no pré e pós operatório de cirurgias de retirada de parte de órgãos como bexiga e intestino, que precisarão de utilizar bolsas coletoras, e, também de pacientes com feridas que necessitam de cuidados especiais, na maioria das vezes, pacientes com doenças vasculares e diabetes.

 
Nesta semana, 22 alunos do curso de pós-graduação em estomaterapia de enfermagem da UFMG, estão tendo a oportunidade de observar todos os atendimentos realizados pelo Saspo, e, de acordo com eles, é uma oportunidade de grande valor. “O município que oferece este serviço, é um prêmio para o SUS em geral, nem em Belo Horizonte encontramos um atendimento tão especializado, Itaúna está a frente e é exemplo para todo o País.” – Sarah Silva, profissional da saúde em Belo Horizonte. “Alunos de várias regiões de Minas Gerais e outros Estados estão podendo aproveitar esta oportunidade, é um serviço diferenciado, e vemos uma grande evolução, pois, anteriormente ocorria apenas a entrega e despensa do material, sem nenhum acompanhamento, e com a assistência oferecida atualmente, melhora, e muito, a qualidade de vida dos pacientes. Queremos levar um pouco de tudo e espelhar esta realidade em nossos municípios.” – Luciano Colares, profissional da saúde em Capelinha e Angelândia.

 
No dia 23 de setembro, às nove horas, acontecerá o Encontro do Grupo de Apoio dos Ostomizados de Itaúna, este encontro terá a participação de todos os profissionais envolvidos, pacientes e seus familiares que utilizam o serviço.

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.