COMPARTILHAR

lançamento outubro rosaAtividades acontecem durante todo o mês em várias regiões da cidade

 

 

A Secretaria Municipal de Saúde e a Avacci (Associação de Voluntários no Apoio ao Combate ao Câncer em Itaúna e região) lançaram nesta manhã, 29/09, a programação conjunta de atividades do Outubro Rosa, com várias ações de conscientização das mulheres para o combate e prevenção ao câncer de mama e de colo de útero. O lançamento da programação aconteceu em entrevista coletiva na sede da Avacci e teve o Secretário Adjunto de Saúde, Rosse Andrade, representando a Prefeitura de Itaúna, enquanto a Avacci foi representada pelo seu presidente, Antônio Carlos de Oliveira, vice-presidente Antônio Carlos de Oliveira Machado, e pelo tesoureiro, Francisco Eduardo Mourão.

 

 

 

A união de forças no combate e prevenção ao câncer deu o tom da entrevista, na qual foi salientada a importância da parceria entre a entidade e o poder público municipal para o bom andamento dos trabalhos de ambas as partes que podem ser considerados complementares. “Tanto a Avacci e a Prefeitura estão envolvidas na manutenção da saúde da população e sendo a Avacci mais especificamente na questão do câncer então nada mais natural do que haver esta parceria para que este mês de outubro conscientize realmente a população para a importância da prevenção do câncer de mama e colo de útero. Então esta parceria foi muito oportuna”, afirmou o presidente da Avacci, Sr. Antônio Carlos. “Este momento de crise que estamos vivendo também contribui com isso para que as entidades se unam. Quem ganha com isso é a população, são as pessoas. O objetivo da Prefeitura é servir ao cidadão, então a Prefeitura é do cidadão. O objetivo da Avacci é servir a população, então a Avacci é do cidadão. Não é a Prefeitura ou a Avacci que está fazendo esta ação, somos todos nós. Temos todos que dar as mãos e trabalhar em prol da população e é isto que esta parceria com a Avacci representa”, declarou o Secretário Adjunto de Saúde, Rosse Andrade.

 

 

 

A parceria aconteceu desde a elaboração da programação até a divulgação e divisão de custos. A programação terá várias atividades começando com uma missa na igreja matriz de Sant’Ana, na praça Dr. Augusto Gonçalves, na quinta-feira,01/10 às 17h. O encerramento será no dia 25, domingo, quando acontecerá a 2ª Corrida e Feira de Saúde Outubro Rosa, na área externa do Espaço Cultural, a partir das 8h30. A corrida terá um percurso de 5 km e paralelamente acontecerá a feira com aferição de pressão, medição de glicose ações de conscientização e várias atividades. As inscrições para a corrida tem custo de R$20,00 e cada participante receberá um kit com camisa, garrafa de água, maçã, barra de cereal e ship de cronometragem de tempo para ser colocado no tênis. Os três primeiros colocados das categorias feminino e masculino serão premiados. No encerramento haverá show com o Bloco Tomara que Caia.

 

 

 

Confira a programação:
01/10 – 17h – Missa de Abertura do Outubro Rosa – Igreja matriz de Sant’Ana – Praça Dr. Augusto Gonçalves – Centro

 

10/10 – 9h – Sábado – Alterosa na Praça – Barraca de Conscientização, e informações para combate ao câncer de mama e colo de útero – Praça Dr. Augusto Gonçalves

 

14/10 – 9h – Palestra: Prevenção ao câncer de mama abordando alimentos preventivos. Palestrante: Márcia Nogueira – Nutricionista da Avacci – Auditório da Secretaria Municipal de Saúde

 

19/10 – 8h às 16h* – Dia da Beleza – Corte e escova de cabelo, depilação e sobrancelha, manicure
– 14h – maquiagem Primavera–Verão com Marcela Jabour.
– Avacci
* Atendimento por ordem de chegada

 

20/10 – 14h – Palestra: Silêncio pode ser a causa do adoecer. Palestrante: Andréia Mamede – Psicóloga da Avacci – Auditório da Secretaria Municipal de Saúde.

 

 

21/10 – 8h – Palestra: Prevenção do câncer bucal – Palestrante: Valéria Rocha – dentista da Secretaria Municipal de Saúde – Auditório da Secretaria Municipal de Saúde.

 

 

22/10 – Realização de exames de ultrassom de graça para pacientes com mamografia com birads III, IV e V. Atenção: A marcação será realizada a partir do dia 05/10 na recepção da Avacci.

 

 

25/10 – 8h30 – 2ª Corrida e Feira de Saúde Outubro Rosa – na área Esterna do Espaço Cultural. Inscrições: 20,00 reais devem ser feitas na Avacci.

 

 

Durante todo o mês

 
Palestras sobre prevenção ao câncer de mama e de boca em todos os PSF’s de Itaúna no atendimento ao Trabalhador (Confirmar agenda em cada PSF).

 
Intensificação da coleta de exame preventivo de câncer de colo de útero em todos os PSF’s. Agendar diretamente nos PSF’s.

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.