COMPARTILHAR

286img_729727608Vereadores realizam noite de homenagens

 

A Câmara Municipal de Itaúna realizou na noite de 26 de setembro a Reunião Solene anual de condecorações. O evento realizado no Grande Teatro da Universidade de Itaúna foi uma oportunidade de os vereadores reconhecerem aqueles que se destacam em ações pelo bem comum.

 

 

Nesse ano foram feitas 39 homenagens, através do Título de Cidadão Honorário, dos Diplomas de Mérito Desportivo e Mérito Educacional e Moção de Aplausos.

 

 

Durante o evento o Presidente do Legislativo Francis Saldanha discursou a respeito da importância do trabalho dos vereadores em ações pela comunidade. E também da necessidade de a Câmara reconhecer os homenageados devido ao trabalho desenvolvido por eles com grandes retornos à população. Francis ressaltou ser esse reconhecimento também uma forma de incentivar outras pessoas e entidades a agirem mais pelo bem coletivo.

 

 

Durante essa Reunião Solene foi feita a proclamação do Evangelho do Dia pelo Reverendíssimo Padre Chrystian Shankar, também homenageado da noite, que demonstrou grande alegria em receber a condecoração. “O nosso trabalho, graças a Deus, tem crescido muito através do projeto ¨Luz e Vida¨. Tenho recebido homenagens em diversos lugares por onde eu tenha passado pregando em congressos e participando de palestras, mas creio que receber na terra da gente o gostinho é diferente.” Padre Chrystian ressaltou seu amor por Itaúna. “Não moro aqui há tantos anos, mas por onde eu passo levo sempre o nome da cidade que eu nasci, que é Itaúna. Devo muito a cidade, aqui estão minhas raízes religiosas onde trabalhei com o Padre Zé Neto como coroinha e me sinto muito agradecido.”

 

 

Atrações culturais

O evento teve a duração de duas horas e foi prestigiado pelo público composto por homenageados, convidados, autoridades, imprensa e comunidade. Uma equipe composta por colaboradores da Câmara Municipal de Itaúna atuou na cerimônia que contou com 03 atrações culturais. A Banda de Música do 23º Batalhão da Polícia Militar em Divinópolis teve uma participação especial no evento com a execução de diversos números musicais e hinos.

 

 

Os participantes apreciaram também uma apresentação do Coral do Centro de Formação Artística do Espaço Cultural e ainda uma declamação de poesia feita por Luiz Mascarenhas, um dos homenageados da noite. Além de fazer a declamação, ele ressaltou que “ durante toda a minha vida, a maior homenagem que eu pude receber é esse título de cidadania honorária. Eu sempre me considerei um barranqueiro de Santana de São João Acima e procuro com minha vida servir e amar essa nossa querida cidade de Itaúna.”

 

 

 

Gratidão

Adelson Vitor de Souza recebeu a Moção de Aplausos pelo trabalho voluntário que desenvolve para encontrar pessoas desaparecidas, através da AREIA, uma organização voluntária destinada a encontrar e reaproximar famílias. E ele teve a felicidade de contar com a presença de uma pessoa encontrada a partir desse trabalho. Maria da Conceição Alves de Araújo esteve presente nessa cerimônia realizada pela Câmara. Ela viveu 56 anos longe da família de origem e reencontrou os irmãos a partir do trabalho do homenageado, algo mais do que gratificante, demonstrado na fala dele: “Gostaria de agradecer às pessoas que acreditam no esforço da gente, pessoas que confiam no nosso trabalho. E essa homenagem vai para essas pessoas que acreditam no nosso trabalho. A nossa recompensa maior é ver o reencontro das famílias e aos vereadores agradeço por esse reconhecimento, eles que sempre estão nos apoiando. Isso nos dá forças para continuarmos”.

 

 

 

Reconhecimento e incentivo

Uma das Moções de Aplausos foi relacionada ao trabalho feito pelo Corpo de Bombeiros em Itaúna. Quem recebeu a homenagem em nome da corporação foi o Comandante Alexandre Campos Costa. Para ele “ Esse é um momento de muita felicidade, de reconhecimento do trabalho de todos os bombeiros que aqui prestam um serviço com muito afinco e determinação. Para nós é um momento de alegria e muita honra por receber essa homenagem”.

 

 

Outro militar a receber a honraria foi o Major Paulo José Azevedo, novo Cidadão Honorário de Itaúna, que relatou estar muito satisfeito e agradecido pelo reconhecimento ao trabalho da Polícia Militar. “Para mim é uma grande honra receber esse título das mãos dos vereadores de Itaúna, que estão fazendo um trabalho excepcional para a comunidade itaunense, colaborando muito com a paz social” disse o homenageado.

 

 

 

O evento foi também uma oportunidade de dividir a homenagem com outros colaboradores, a exemplo do Coronel Smith Alves Valentino, também novo Cidadão Honorário Itaunense que destacou: “Tenho plena convicção de que o nosso trabalho na área de assistência social é um trabalho de valorização da vida. Então esse título, considero como o reconhecimento de um esforço que não é só meu, por isso eu quero dividi-lo com todos os meus companheiros e companheiras, que trabalham em silêncio, amando e servindo, com a certeza de que fora da caridade não há salvação”.

 

 

 

Para o homenageado Ronaldo Brêtas, receber o Título de Cidadão Honorário gera ainda maior compromisso com Itaúna. “Receber esse título para mim é motivo de muito orgulho e satisfação. Eu sou ligado à Itaúna por laços sentimentais e profissionais desde 1992, quando eu conheci a minha esposa, Suzana Oliveiras Marques Brêtas, aqui me casei, aqui comecei a lecionar e tenho um escritório. Portanto, tenho laços sentimentais e profissionais muito fortes com Itaúna. De forma que esse título é uma honraria e fortalece o meu compromisso de estar integrado na comunidade procurando engrandecê-la cada vez mais,” relatou.

 

 

Veja depoimentos de outros homenageados:

 

“Nós temos muito orgulho por ter recebido essa homenagem, afinal, é o reconhecimento de um trabalho voluntário de 14 anos. Então isso é muito gratificante para a gente, para mim, para o Marcos e para todos que fazem parte da história da Escolinha.” Judith Pereira – Escolinha de Futsal do Bairro São Geraldo – Moção de Aplausos

 

 

“É com muito orgulho que a gente recebe essa homenagem, que é prova do reconhecimento do trabalho por nós desenvolvido e também um incentivo para que a gente procure empenhar ainda mais nesse trabalho de cunho assistencial.” . Onildo Faria Gonçalves – Magnificat Comunidade Terapêutica – Moção de Aplausos

 

 

“Para mim é uma honra receber esse título. Nunca pensei em chegar tão longe assim como vem acontecendo. Acho que é a prova do trabalho sério que venho fazendo. Queria agradecer principalmente aos meus pais, que são os meus maiores incentivadores, a todos os meus treinadores que me acompanharam desde o começo da minha carreira no Tênis, e a vocês da Câmara. Estou muito feliz por estar aqui hoje”. João Pedro Lopes Ferreira – Mérito Desportivo

 

 

Veja quais foram os homenageados desse ano:

 

Cidadãos Honorários:

 

Padre Adriano Aparecido Bolognani

 

Amarildo Parreira da Silva

 

Delmo Gonçalves Barbosa

 

Edno José de Oliveira

 

Elayne Assaf

 

Irineu Carvalho de Macedo

 

Luiz Antônio Rocha Mascarenhas

 

Marcos Antônio Ferreira

 

Pastor Marcos Antônio de França

 

Major Paulo José Azevedo

 

Ronaldo Brêtas de Carvalho Dias

 

Simone Moraes

 

Coronel Smith Alves Valentino

 

Vanderlei Augusto dos Santos

 

Mérito Desportivo

 

Daniel Luís Morais

 

Daniel Luís Morais Júnior

 

João Pedro Lopes Ferreira

 

Pedro Henrique Evangelista Vilaça

 

Máiron César Gomes Santos

 

Mérito Educacional: Marlene Aparecida Pinheiro de Figueredo

 

Moção de Aplausos

 

ACE – Associação Comercial e Empresarial de Itaúna

 

Adelson Vitor de Souza

 

Angela Maria de Paula

 

Arquê – Projetos e Construções

 

Padre Chrystian Shankar de Oliveira Lima

 

Corpo de Bombeiros 2º Pelotão – Itaúna

 

Escola Estadual “do Bairro São Geraldo”

 

Escolinha de Futsal São Geraldo

 

Grupo de Escoteiros Fênix Itaúna 64

 

Grupo São Luiz

 

Iago Souza Santiago

 

Igreja Evangélica Assembleia de Deus – Missão em Divinópolis

 

Magnificat Comunidade Terapêutica

 

Projeto Aquarela

 

SAAE – Serviço Autônomo de Água e Esgoto

 

Santa Casa de Misericórdia do Município de Carmo da Mata

 

SINDIMEI – Sindicato Intermunicipal das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Itaúna

 

Sociedade Orquidófila de Itaúna

 

Universidade de Itaúna

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.