COMPARTILHAR

Imagem 018Visitantes foram ao Centro de Educação Ambiental, Centro Municipal de Triagem de Resíduos e Aterro Sanitário

 

 

A coleta seletiva do município de Itaúna é destaque no mundo todo. Tanto que muitas pessoas vêm até a cidade para conhecer como o serviço é realizado.

 
Na tarde de segunda-feira,05/10, a equipe de 8 funcionários do Conselho Municipal de Maputo no Moçambique e a equipe da JICA (Japan International Corporation Agency) formada por chefe do conselheiro, coordenador do projeto e intérprete chegaram no município para conhecerem como funciona a gestão dos resíduos sólidos na cidade.

 

 

O Prefeito Osmando Pereira, o Diretor do Saae, Marcos Vinício Ferreira, o Gestor de Resíduos Sólidos de Itaúna, Sérgio Cunha, o Coordenador de Campo do Projeto Rio São João, Ralim Mileib e servidores receberam a comitiva que visitaram o Centro de Educação Ambiental Rio São João, O Centro Municipal de Triagem de Resíduos e o Aterro Sanitário. Foram passados a eles os dados sobre a coleta seletiva no município, gestão financeira e a participação de cooperativas de catadores na gestão de resíduos: “Fiquei bastante impressionado, é difícil encontrar uma cidade do tamanho de Itaúna que trabalha tanto para a preservação do meio ambiente. Isso é pensar no futuro, prossigam pois é o caminho certo”, declarou o vereador de salubridade de Maputo, Florentino Ferreira.

 

 

 

Para o Chefe e coordenador dos projetos em Gestão de Resíduos Sólidos da JICA em Maputo e no Brasil, Shungo Soeda, no local é feita uma experiência para a implantação da coleta seletiva: “ Achei a cidade de Itaúna muito bonita, e vamos levar ideias para Maputo. Lá ainda não existe a coleta seletiva, fizemos uma experiência e vamos colher os resultados agora”.

 

 

O Prefeito Osmando Pereira falou da importância e esforço do trabalho realizado: “ Pensamos no futuro e na qualidade de vida dos moradores da cidade. E estamos colhendo frutos e a população nos ajuda na separação dos resíduos sólidos. Itaúna recolhe os resíduos nas residências seis vezes por semana, isso acontece em poucos locais. Nossa intenção é que a cidade fique limpa e as pessoas com melhor qualidade para viver no município”.

 

 

Resultados da Coleta de Resíduos Sólidos Urbanos de Itaúna

 

 

Total geral= média/ mês 2.200 toneladas
Total molhado= média/mês 1.510 toneladas
Total seco média/ mês Coopert = 420 toneladas
Total recolhido por terceiros- Média estimada mês= 270 toneladas
Total gerado estimativa= 2200 toneladas mês

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.