COMPARTILHAR

Revista IstoÉDedicação para construir uma sociedade cada vez melhor, colocou o município entre os 25 melhores do Brasil e 3º melhor de Minas

 

 

Qualidade de vida, educação, saúde, habitação, responsabilidade social, atenção aos jovens e desenvolvimento humano, estes foram os quesitos analisados pela principal empresa de classificação de risco do país, Austin Rating, que colocou Itaúna como a 25ª melhor cidade do Brasil para se viver, entre 5.565 municípios, e a 3ª melhor cidade de Médio porte de Minas Gerais na categoria indicadores sociais.

 

 

Educação

Itaúna já chegou a receber o título de Cidade Educativa do Mundo, conferido pela UNESCO em 1975. O município conta com uma ampla rede pública de ensino, com 17 escolas de ensino fundamental, divididas entre a zona urbana e rural, sendo que 15 delas possuem biblioteca. Todas as escolas são acompanhadas de perto pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura e o resultado são notas que superam médias regionais e nacionais, como na Prova Brasil e no Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. No Ideb de 2013 por exemplo, a média das escolas municipais de Itaúna, em relação aos anos iniciais, foi de 7.3, enquanto o índice nacional foi de 5.2.

 

 

 

A Prefeitura sempre procura formas de incentivar o potencial dos nossos alunos, seja por meio de projetos desenvolvidos pela Secretaria de Educação, apoiando iniciativas dos educadores, ou através de parcerias, como com a Associação Municipal dos Agricultores Familiares de Itaúna – Amafi, fornecendo produtos com mais qualidade para as crianças da rede municipal e valorizando a agricultura da cidade.

 

 

Um dos projetos de destaque da Secretaria de Educação e Cultura é o “Pequeno Escritor”. Só no ano passado, 380 alunos de escolas municipais souberam como é ser um escritor, com direito a lançamento de livros e noite de autógrafo. O projeto é um incentivo para que as crianças se tornem cidadãos que tenham prazer pela leitura e que se preocupam com o planeta, já que os temas trabalhados são voltados para o coletivo.

 

 
Saúde e qualidade de vida

Além do Pronto Socorro Municipal e da Policlínica Dr. Ovídio, Itaúna possui 22 pontos de atenção à saúde da população, todos com médicos e profissionais qualificados. A cidade conta ainda com cinco academias ao ar livre e cinco praças de esporte, com escolinhas de futsal e futebol, além de aulas de hidroginástica, entre outras atividades. A prática esportiva no município é promovida como forma de manter a qualidade de vida da população, de interação e para a retirar crianças e adolescentes de situações de vulnerabilidade.

 

 

Também são destaque o projeto “Dançando e Encantando”, promovido pela Secretaria de Esportes e Lazer, que recebe jovens talentos de várias regiões, e o Centro de Convivência do Idoso Maria Cândida da Silva, que oferece bem-estar e integração para a terceira idade, com diversas atividades.

 

 

Assistência Social

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Itaúna atua em diversos setores da nossa sociedade. Uma das ferramentas de suma importância do município é o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), que trabalha a família, através de cursos artísticos e profissionalizantes. O CRAS mantém uma equipe com psicólogos, assistentes sociais, massoterapeuta e oficineiros. Além das atividades realizadas na sede, o CRAS mantém projetos por toda a cidade, em parceria com outros setores da prefeitura e entidades filantrópicas. Além disso, a Secretaria é responsável por manter três telecentros, proporcionando a inclusão digital da população, a sala dos conselhos, que auxilia e orienta as associações e conselhos municipais, a gerência de habitação, para orientar os beneficiários do Programa Minha Casa Minha Vida, entre outros.

 

 

 

Austin Rating

A Austin Rating possui credibilidade internacional e quase 30 anos de experiência em pesquisa, análise e fornecimento de informações econômicas, financeiras e setoriais. O resultado do estudo foi publicado pela ISTOÉ e está disponível em melhorescidadesdobrasil.com.br.

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.