COMPARTILHAR

DSCN1738Gerência de Zoonoses recebe medicamentos e busca ações para castração

 

No dia 16 de outubro, a Gerência de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde, recebeu por volta das 15 horas, um carregamento com medicamentos para o combate à leishmaniose. A carga de medicamentos usados para diminuir o sofrimento dos animais que não tem cura, sendo necessário o sacrifício, já está disponível para o uso durante as ações. Após o recebimento e acondicionamento das medicações, os trabalhos voltaram ao normal na segunda-feira,19/10.

 
As equipes externas da Gerência de Zoonoses recolhem os animais diagnosticados com a doença, transporta-os ao Centro de Controle de Zoonoses (Canil Municipal), e posteriormente são sacrificados por um profissional, que cuida para minimizar o sofrimento dos cães. Apenas no primeiro dia de retomada dos trabalhos, oito animais foram recolhidos ao canil.

 
Quem tiver um animal diagnosticado e apresentar o laudo que confirma a doença, basta entrar em contato com a Gerência de Zoonoses, para que o recolhimento seja realizado, ou, levá-lo juntamente com o laudo ao canil, o portão estará trancado, mas, basta buzinar que o responsável pelo local atenderá, a medida de trancar o portão foi tomada, devido ao fato de populares levarem animais sem diagnóstico e laudo, e os deixarem nas dependências do local.

 
Além do sacrifício, o setor responsável da Administração Municipal, busca uma solução para evitar a superpopulação de cães abandonados na cidade. Para realizar a castração, o animal precisa de um local para recuperação pós-cirurgia, pois, se ficar alojado no canil, pode ser contaminado por doenças de outros cães que lá estão. Existe a falta de voluntários que poderiam oferecer este abrigo, uma parceria foi solicitada junto a AIDA– Associação Itaunense de Defesa Animal e ambiental, porém, a entidade informou que não tem condições de abrigá-los e prometeu estudar uma alternativa para ajudar.

 

Mais informações pelo telefone 37-3241-4999.

COMPARTILHAR

Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.