COMPARTILHAR

VacinaPSF’s mantêm vacinação constante em toda cidade

 
Pais devem ficar atentos aos primeiros anos de vida que requerem maior quantidade de vacinas

 

Os pais que não puderam levar seus filhos para se vacinarem em períodos de campanhas, podem procurar o PSF de sua região e imunizar seus pequenos. Apenas as vacinas contra “Hepatite A” e “Tetraviral” devem ser agendadas, pois estão em falta em todo território nacional. As demais vacinas estão disponíveis a qualquer dia em todas as Unidades de Saúde.

 
Cada vacina tem a idade, doses e periodicidade específica. Os primeiros anos de vida são os que mais requerem atenção dos pais pois há uma grande bateria de vacinas a serem tomadas para a imunização das crianças.

 
A primeira vacina a ser tomada é a BCG, em dose única logo após o nascimento. Antes de completar 30 dias, a criança deve tomar a vacina contra Hepatite B. No segundo mês, o bebê deve receber a primeira dose da Pneumo 10, da Rotavírus e a Penta. A primeira dose da Meningocócica C Conjugada deve ser administrada no terceiro mês de vida. No quarto mês, uma bateria de segundas doses deve ser administrada, Penta, Pneumo 10 e Rotavírus. Já no quinto mês é necessária a segunda vacinação da Meningocócica C Conjugada.

 
A terceira dose de Pneumo 10, tem que ser tomada aos seis meses de idade, juntamente à terceira dose da Penta. No nono mês, os pais devem levar os filhos para receberem a dose contra Febre Amarela. Ao completar o primeiro aninho, as crianças precisam da quarta e última dose da Pneumo 10, terceira e última da Meningocócica C Conjugada, primeira da Tríplice Viral e a dose única da vacina contra Hepatite A. No décimo quinto mês, serão três vacinas, dose única da Tetra Viral, a primeira da DTP e a segunda e última da Tríplice Viral. Após este período mais justo, as crianças finalizarão o quadro de vacinas ao completarem quatro anos, com a segunda contra febre amarela e a segunda de DTP.

 

 
Além destas vacinas, os pais não podem esquecer de levar os filhos para tomar, todos os anos, as gotinhas contra poliomielite até a idade de cinco anos.

COMPARTILHAR

Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.