COMPARTILHAR

308congratulacoes_a_wallace_jose_goncalves_franco70247Rescisão do I. Cismep- os vereadores apresentaram uma solicitação ao Prefeito de Itaúna para que realize estudos no sentido de proceder a rescisão parcial ou total do contrato feito entre o município de Itaúna e o I.Cismep, que administra o Pronto Socorro do Hospital Manoel Gonçalves. O pedido foi assinado pelos vereadores, exceto Adão Batista, Hudson Bernardes e Joel Márcio e visa reduzir custos com a manutenção do Pronto Socorro, além de melhorar a qualidade dos atendimentos prestados ao cidadão.

 

 

Informação na conta- o vereador Hudson Bernardes apresentou para votação o Projeto de Lei Ordinária Nº 69/2015. A partir desse projeto as mensagens veiculadas nas contas de fornecimento de água pelo SAAE deverão constar, com antecedência mínima de 30 dias, o comunicado do reajuste do preço da tarifa de água e esgoto.

 

 

O autor relatou que essa é uma forma de manter o cidadão informado sobre esses reajustes, que são divulgados apenas no Jornal Oficial do Município. Para ele esse simples projeto é de grande alcance, pela transparência da informação. O vereador Adão Batista parabenizou a iniciativa e relatou ser sempre cobrado pela comunidade sobre reajustes na conta de água. O projeto foi unanimemente aprovado.

 

 

Segurança em bancos e lotéricas- foi aprovado pelos vereadores o Projeto de Lei Nº 54/2015, que obriga as instituições financeiras e casas lotéricas a instalar biombos na frente dos caixas fixos de atendimento ao público e nos caixas eletrônicos. Esse projeto obriga ainda as casas lotéricas a ter vigilantes durante o horário de atendimento. Para o vereador Maurício Aguiar, autor do projeto, essa é uma forma de respeito com a comunidade, pois terá mais segurança ao usar dos serviços nesses locais.

 

 

 

Receitas e despesas para 2016- os vereadores aprovaram o Projeto de Lei Ordinária Nº 47/2015 que estima a receita e fixa a despesa do Município de Itaúna, para o exercício de 2016. A receita total é estimada e a despesa total fixada em R$ 300.575.000,00 (trezentos milhões, quinhentos e setenta e cinco mil reais). O orçamento de 2016 foi aprovado pelos vereadores com 29 emendas, destinando verbas a vários recursos específicos para a comunidade. Essas emendas podem ser consultadas através do site da Câmara.

 

 

 

Acompanhe outros assuntos da Reunião Plenária

 

 

Os vereadores aprovaram ainda o Projeto de Lei Ordinária Nº 60/2015, que autoriza a permuta de dois imóveis no bairro Morro do Sol com um imóvel no bairro Veredas.

 

 

O cidadão Clênio de Souza Faria questionou o projeto de autoria do Executivo que classifica como Zona de Expansão Urbana uma área da Barragem Benfica. Ele relatou que a área é um fragmento de Mata Atlântica e a urbanização pode colocar em risco várias espécies animais e vegetais.

 

 

O cidadão Guilherme Henrique de Menezes cobrou que seja pago a ele o valor referente ao adicional noturno, por trabalhar em horários que dão direito a esse benefício.

 

 

O vereador Marcinho Hakuna sugeriu à Presidente da Câmara Municipal de Itatiaiuçu que indique à Prefeitura da cidade a realização de ações de conscientização e limpeza de terrenos onde possuam cachoeiras, com o intuito de preservação ambiental e maior segurança nesses locais.

 

 

O vereador Marcinho Hakuna relatou sobre um projeto que deve apresentar para criação do Programa Municipal de controle de diabetes. Segundo ele são mais de 5 mil pessoas com essa doença na cidade.

 

 

O vereador Leo Bala cobrou que haja da Prefeitura uma ação de plantio de árvores na cidade. O vereador Gleisinho lembrou de projeto de autoria dele que obriga as concessionárias de carros a plantar árvores a cada veículo vendido.

 

 

O vereador Antônio Da Lua cobrou providências em cruzamento na Av. JK, que representa grande risco à comunidade pela ocorrência de acidentes.

 

 

O vereador Giordane Alberto relatou a necessidade de haver maior fiscalização em bairros como o “Tropical” devido ao acúmulo de entulhos.

 

 

O Presidente Francis Saldanha sugeriu que seja feita uma reunião entre os vereadores e representantes do I.Cismep para esclarecimentos. O vereador Hudson Bernardes defendeu a criação de uma CPI acerca do I.Cismep.

 

 

O vereador Alex Artur cobrou maior ação do Departamento de Trânsito da Prefeitura.

 

 

Os vereadores discutiram a respeito do acidente ocorrido com as barragens de resíduos minerais em Mariana.

O vereador Maurício Aguiar entregou ao senhor Wallace José Gonçalves Franco um Voto de Congratulações pela sua atuação política na cidade.

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.