COMPARTILHAR

313dscn6136664621º Encontro da Consciência Negra- a vereadora Palmira Feliciano convidou a todos para participarem do 1º Encontro da Consciência Negra, que será realizado no Plenário da Câmara Municipal de Itaúna, no dia 21 de novembro, com debates às 14H e 15 horas. Haverá ainda eventos culturais na área externa do Espaço Cultural, no horário de 18H às 21 horas. A vereadora Palmira frisou ser essa uma oportunidade de debater acerca da realidade do negro brasileiro.

 

 

Projetos aprovados- os vereadores votaram e aprovaram 06 projetos. Um deles o Projeto de Lei Ordinária 70/2015 autoriza a ser feita a doação de imóvel à Adluc Mecânica Ltda. O Projeto de Lei Ordinária 71/2015, de autoria do vereador Édio Gonçalves, que denomina logradouro público a Praça Antônio Fernandes de Araújo, na Comunidade Rural de Brejo Alegre. O projeto de Lei Ordinária 72/2015, também de autoria do vereador Édio Gonçalves, que denomina logradouro público a Estrada Rural Antônio Portilho de Camargos, localizada entre as comunidades rurais de São José de Pedras e Brejo Alegre. O projeto de Lei Ordinária 73/2015, também de autoria do vereador Édio Gonçalves, que denomina logradouro público a Estrada Rural Bernadino de Sena, que inicia na Praça da Comunidade Rural do Brejo Alegre e passa por vários terrenos. Foi aprovado ainda pelos vereadores o Projeto de Resolução 30/2015 que autoriza a Mesa Diretora da Câmara a realizar despesas para as comemorações natalinas. Os vereadores aprovaram também a redação final do Projeto de Lei Ordinária 47/2015, definindo as receitas e despesas do Município para 2015.

 

 

 

Van para pessoas com deficiência- o vereador Gleisinho indicou ao prefeito Osmando Pereira que inclua o Sistema de van Porta a Porta como exigência na próxima licitação de transporte público na cidade. Segundo Gleisinho essa é uma forma de garantir a execução desse serviço de 2017 em diante e assim possibilitar esse benefício às pessoas com deficiência, através de seis veículos adaptados. Gleisinho lembrou o quanto as pessoas com deficiência sofreram sem transporte adequado. O vereador Édio Gonçalves lembrou da constante luta pelas pessoas com deficiência e a importância da van porta a porta para que elas tenham uma locomoção digna. Os vereadores Maurício Aguiar e Nilzon Borges, também parabenizaram a indicação do vereador Gleisinho. O vereador Giordane Alberto relatou diversas solicitações a respeito desse serviço, inclusive na Zona Rural.

 

 

 

Voto de Congratulações- os vereadores Leo Bala e Antônio Da Lua prestaram uma homenagem à senhora Maria da Conceição de Jesus, conhecida como Dona Sãozinha Mãe Rainha. Eles entregaram a ela um voto de Congratulações pelos 90 anos de idade comemorados recentemente. Os dois vereadores ressaltaram a importância de Dona Sãozinha para a cidade, principalmente para a cultura e a tradição do Reinado.

 

 

Acompanhe outras discussões na Reunião Plenária

O servidor Guilherme Henrique de Menezes discursou na “Participação Popular” sobre funcionários concursados e contratados que desempenham funções para as quais não foram designados. Ele pediu atenção para “o maior patrimônio que a Prefeitura tem: o servidor público” e alegou estar havendo assédio moral em relação a alguns servidores.

 

 

O vereador Marcinho Hakuna lembrou da necessidade de agir contra a diabetes na cidade. E lembrou que um projeto de autoria dele, está sendo elaborado sobre esse assunto.

 

 

O vereador Alex Artur agradeceu ao Executivo por atender às suas reivindicações com obras na Av. João Moreira de Carvalho e na Av. Chico Morais, onde foi feita ainda a iluminação.

 

 

O vereador Hélio Machado agradeceu pelas melhorias de iluminação na Praça do bairro Santa Edwiges.

 

O vereador Maurício Aguiar relatou a presença de muitos pedintes, na Rodoviária da cidade. Ele relatou ter recebido várias reclamações de pessoas que frequentam o local e alegam correr risco. Maurício cobrou maior ação da Secretaria de Assitência Social.

 

O vereador Giordane Alberto relatou que está em fase de licitação o processo para instalação de novas academias ao ar livre na cidade.

 

A pedido do vereador Adão Batista, o Presidente Célio Gonçalves e o senhor Sandro Ferreira Pinto, representantes do IMP- Instituto Municipal de Previdência Social participaram da reunião. A representante da consultoria Libertas, Maria Luiza Borges falou sobre a Avaliação Atuarial 2015. Foram respondidos questionamentos dos vereadores.

 

Votos de Pesar- o Presidente Francis Saldanha apresentou Voto de pesar pelo falecimento de Maria das Dores de Souza Santos e ainda pelo falecimento de Natália Custódia Leite. O vereador Giordane Alberto apresentou esse voto pelo falecimento do sr. João Vilela Filho.

 

 

Indicações e solicitações

 

O vereador Marcinho Hakuna solicitou à Câmara Municipal de Itatiaiuçu, intensificação da fiscalização das barragens localizadas naquele Município, para evitar possíveis acidentes como o ocorrido em Mariana recentemente.

 

 

O Presidente Francis Saldanha solicitou a implantação de lombada na Rua Zé Cavaquinho e a limpeza da boca de lobo na Rua Alzira Gonçalves, bairro Nazaré.

 

 

O vereador Gleisinho solicitou o asfaltamento das ruas do bairro Leonane, principalmente a rua Divino Alves Magalhães.

 

 

O vereador Alex Artur solicitou a limpeza e capina de várias ruas do bairro Parque Jardim.

 

 

O vereador Giordane Alberto solicitou a instalação de toldos na área externa do Velório Municipal de Itaúna, no Centro e a manutenção e restauração de equipamentos de ginástica nas academias ao ar livre. Ele solicitou ainda diversas melhorias para o bairro Padre Eustáquio: a instalação de grades em bocas de lobo, o asfaltamento da rua do Ouro, a limpeza de bueiros e a operação tapa-buracos nas ruas Grafite e Salitre.

 

 

O vereador Hélio Machado solicitou que sejam feitas melhorias e iluminação do campo “Divininho”, bairro das Graças.

 

 

O vereador Leo Bala solicitou a instalação de dois “traffic-calming” na Rua Contagem, bairro Vila Vilaça

 

 

A vereadora Palmira Feliciano solicitou que a Administração tome providências para combater a destruição do açude localizado na Fazenda Garcias, entre os bairros Santa Edwiges e Cidade Nova, devido à grande quantidade de lixo e entulho jogado no local.

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.

Comments are closed.