COMPARTILHAR

ALUNAS DO SESIO que já foi ficção em filmes como ”De Volta para o Futuro” se torna realidade em projeto de alunas

 

 

Estudantes do SESI, fizeram uma visita às instalações do SAAE de Itaúna, com o objetivo de buscar informações sobre coleta e o tratamento do lixo no município.As informações vão subsidiar o projeto de pesquisa que será apresentado no Torneio de Robótica do SESIMINAS. Recebidas pelo Gerente de Resíduos Sólidos, Senhor Sérgio Cunha, as alunas puderam esclarecer todas as suas dúvidas e conhecer um pouco mais do trabalho realizado pelo SAAE. Dados como consumo de combustível, peso diário de lixo recolhido e destino dos resíduos são de fundamental importância para o desenvolvimento do projeto que será apresentado pelas alunas no Torneio de Robótica First Lego League em Belo Horizonte.

 

 

Sobre o torneio

O torneio é um programa internacional voltado para adolescentes de 9 a 16 anos, criado para despertar o interesse dos alunos em temas como ciência e tecnologia dentro do ambiente escolar. A iniciativa também fortalece a capacidade de inovação, criatividade e raciocínio lógico. Os competidores devem escolher um tema que considere interessante e são desafiados a investigar problemas e buscar soluções inovadoras para situações da vida real. E é claro, ao final, compartilhar essa solução.

 

 

 

O tema escolhido pelas alunas Isadora, Luiza e Geovana coordenadas pela Professora Angelita Alves, foi “Lixo Orgânico Transformado em Combustível”. A proposta é utilizar o lixo para gerar energia que movimentará o próprio caminhão coletor de resíduos. Esse tipo de lixo pode ser usado para a produção de energia (biogás), pois em seu processo de decomposição é gerado o gás metano.

 

 

 

Outra utilidade do lixo orgânico é a produção de adubo orgânico, muito usado na agricultura, através do processo de compostagem. Em Itaúna o lixo orgânico é depositado no Aterro Sanitário, seguindo todas as normas de saneamento básico e tratamento de lixo. A população também pode contribuir para o tratamento deste lixo, favorecendo a coleta seletiva do lixo e a reciclagem.

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.