COMPARTILHAR

EQUUS 16Sábado, 28 de novembro às 19 horas, os artistas itaunenses ligados ao teatro se reúnem no Ponto de Cultura Casa do Idoso, onde iniciam o trabalho de montagem do inventário para realizar o tombamento da história do teatro em Itaúna. A idéia surgiu com as comemorações dos 40 anos da montagem de “O Pagador de Promessas” em 1975, que deu início a um processo de desenvolvimento artístico na cidade, que perdura até os dias atuais.

 
Além de recolher toda história destes 40 anos de produção cênica, que está em fase adiantada, terão início também os trabalhos para reunir a história teatral de Itaúna desde seus primórdios, mostrando que a cidade tem tradição artística desde a fundação do arraial de Santana de São João Acima. Há registro da existência de grupos de teatro em Itaúna e de apresentação de grupos de fora na cidade desde os fins de 1890.

 
Esforços serão feitos para reunir documentos que comprovem a movimentação artística que houve na cidade na década de 1920, quando nomes como Mário Matos, Sílvio de Matos, Péricles Gomide, Lincoln Nogueira estiveram à frente da cultura e de em torno de 1950, quando nomes como Cosme Silva, Mineirinho, Eliseu Pereira, Hélida Beguini e outros lutaram para manter acesa a tradição cultural em Itaúna.

 

 
O inventário que será montado deverá ser entregue ao CODEMPACE, para o tombamento como patrimônio imaterial desta história, a exemplo do que vem ocorrendo com a história do congado em Itaúna.

 
Antes da reunião, será exibida em telão no palco do Ponto de Cultura, o DVD com o primeiro ato da peça de “Equus”, montada pela Cia de Teatro Pró-Arte em 1990, dando início a uma série de exibições das peças montadas em Itaúna, que já foram registradas em vídeo.

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.