COMPARTILHAR

IMG_6970Apesar da crise econômica que atravessa o país, Itaúna está vivendo, neste 2015, um tempo de Natal, a festa máxima da cristandade, dos mais bonitos e coloridos dos últimos tempos. Quem atravessa a Praça da Matriz, no centro da cidade, poderá ver, especialmente à noite, nada menos que 72 árvores iluminadas com 400 mil micro-lâmpadas, mais de 3.000 metros de mangueiras de leds, 150 bastões de neve e mais 120 jogos de estrôbus. Destaca-se entre pinheiros, palmeiras, sibipurunas, latânias, flamboyant e pau-ferro, entre outras, a árvore de Natal com 13 metros de comprimento armada em cabos de aço, coberto com grama sintética sobre telado, enfeitada com bonecos do Papai Noel entre laços de fitas douradas de pano sintético, bastões de neve, estrôbus, mangueira de leds e microlâmpadas.

 

 

 

Também os prédios da Prefeitura e da Câmara Municipal estão decorados com mangueiras de leds. As praças da Estação, Luiz Ribeiro, João Nogueira, Lagoinha e Maria Inês Moreira estão decoradas com árvore de Natal. E ainda tem a Casa do Papai Noel, no coreto da praça, onde o bom velhinho espera a visita das crianças para um abraço entre os dias 14 a 25 deste dezembro. O presépio, ao lado da matriz e também o do interior do templo de Santana são outras atrações. Vários lojistas aderiram ao projeto enfeitando as fachadas de suas lojas.

 

 

 

E completando 15 nos, está a Casa do Papai Noel, decorada por Maria Helena Corgozinho, que fica na Rua 14 (rua do SAAE), número 37, no Bairro de Lourdes. São dois andares onde o visitante tem como atração o jardim iluminado em que se destaca uma rena com seu bebê, além de seis árvores de Natal, o quarto dos sonhos coberto com a imitação de neve, a cozinha iluminada onde ficam as mesas da ceia e a do café do dono da festa. Anjos por todo lado, especialmente o que sobe e desce anunciado a chegada do Menino Jesus. A maioria das peças de ornamentação foi trazida da Europa.

 

 

 

O projeto do Natal Fantástico de Luz dá continuidade à parceria de três anos entre o Clube de Diretores Lojistas (CDL) e a Prefeitura de Itaúna. Esta parceria entre o setor público e o privado contempla a proposta que começou no ano passado que é o de “criar uma imagem positiva na cidade, para que o cidadão perceba Itaúna unida em prol do resgate do verdadeiro espírito natalino.” Os dois setores seguem acreditando que com os enfeites da praça e de outros locais da cidade, cria-se um ambiente natalino vivido em quase todo o mundo dentro de cada cidadão sempre na esperança de dias cada vez melhores.

 

 

 
Vários funcionários da Prefeitura de Itaúna atuaram na decoração natalina dos espaços públicos da cidade. Entre eles, Isac Ribeiro, assessor do gabinete do prefeito, que sempre guardou o bom gosto do pai, Pedro Vieira, já falecido. Lembra Isac que seu pai sempre gostou das festividades natalinas: “era seu costume confeccionar árvores de Natal a partir de latas de banha de porco de 18 litros e os brinquedos ele fazia de madeira”, contou. É Itaúna iluminada esperando por mais um santo Natal.

 

 

 

Coloraram ainda na ornamentação natalina dos espaços públicos de Itaúna: J. Ferraço, Temper Líder, Eletrobruno, Thiago Sat, Mega Tonner e SAAE.

 

 

 

*João Gabriel é jornalista e escritor.

COMPARTILHAR

Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.