COMPARTILHAR

329dscn66263159Atividade em parceria com o Legislativo envolveu alunos da Escola Municipal Dona Maria Augusta de Faria

 

 

O Projeto + Gentileza – violência realizado pela Câmara Municipal de Itaúna teve uma etapa especial na última sexta-feira. Foi realizado na Escola Municipal Dona Maria Augusta de Faria o encerramento de uma fase piloto relacionada à busca de uma sociedade de paz.

 

 

Durante um mês todos os alunos da escola se envolveram em atividades sempre com foco na gentileza. Através de desenhos, textos e apresentações culturais os alunos desenvolveram trabalhos relacionados aos temas trânsito, bullying, meio ambiente e família.

 

 

Atividades

 

 

A sexta-feira foi o dia de mostrar o resultado dos trabalhos realizados, com uma resposta muito positiva, demonstrando o esforço de alunos, professores e familiares. Cada apresentação feita deixava claro o entrosamento dos alunos e principalmente a criatividade de toda a escola em apresentar um conteúdo tão diferente e variado.

 

 

Os alunos desenvolveram danças, músicas, paródias e vários outros trabalhos que deixaram claro o quanto um gesto tão simples alcança um grandioso resultado.

 

 

Quem esteve presente pôde se emocionar com tamanha dedicação. E não faltou gente para isso, pois o evento contou com um grande número de participantes entre alunos, familiares e vereadores. Participaram ainda o Capitão Alexsandro, representando a Polícia Militar, Dr. Núbio Parreiras, representante da Ordem dos Advogados do Brasil, Pe. Everaldo Quirino, representante da Igreja Católica, Tânia Andrade, membro da Secretaria Municipal de Educação e outros parceiros do projeto.

 

 

A diretora escolar Soraia Graziela de Morais lembrou da importância da gentileza e do envolvimento de cada pessoa, seja professor, familiar e membros da comunidade, nessa busca pela paz.

 

 

Premiação

Todos os alunos participantes receberam um certificado de envolvimento com o projeto, principalmente devido ao apoio familiar e a resposta à ideia lançada pela Câmara.

 

 

Foi realizado um sorteio entre os participantes do evento, onde todos concorreram a camisas da Campanha +Gentileza – violência. A ideia é incentivar as pessoas a praticarem a gentileza e assim disseminar o combate à violência.

 

 

 

Os alunos do 1º, 2º e 3º ano concorreram através da elaboração de desenhos relacionados aos temas Preconceito, Família e Trânsito. O aluno vencedor do 2º ano foi Ryan Bryan Alves Diniz Rocha.

 

 

Entre as turmas do 3º ano a vencedora foi Sabrina Aparecida da Silva Oliveira, ela fez questão de fazer uma foto junto do irmãozinho e frisar que “a gente tem que praticar a gentileza”. Como o tema trabalhado por ela foi o “Trânsito” Sabrina ainda reforçou ser “ importante respeitar o sinal e sempre atravessar na faixa de pedestre” e ainda disse que “os motoristas deveriam respeitar as placas e o sinal”.

 

 

 

A aluna do 4º ano Júlia do Nascimento Silva fez a frase ” Um bom coração é aquele que ama qualquer pessoa” e foi a vencedora.

 

 

Gentileza em família

Um dos objetivos da Câmara Municipal de Itaúna com o Projeto + Gentileza – violência é trabalhar as famílias nessa busca de paz. E os educadores da Escola Municipal Dona Maria Augusta de Faria tiveram esse cuidado de envolver os familiares nesse trabalho. Durante o encerramento do projeto piloto muitas famílias estiveram presentes.

 

 

Marcos Rivelino Oliveira Santos foi o ganhador das turmas do 1º ano. Junto com a avó Brígida da Cunha Coelho Oliveira ele recebeu o prêmio e disse ter aprendido que “não pode tratar o outro mal, não pode bater”. Para a avó essa atividade desenvolvida pela Câmara em parceria com a comunidade escolar foi muito importante pois “com tanta violência é preciso esse tipo de trabalho para aumentar a gentileza”.

 

 

 

Thiago dos Reis Santos Júnior, aluno do 5º ano, levou o pai, a mãe, a irmã e a prima para se envolver nessa ação. Ele fez a frase vencedora do concurso: ” Quando a gente sente a dor da natureza, não quer mais sentir de novo”. Thiago se envolveu muito para elaborar a atividade, trocou ideias com a irmã, com os pais e, só após uma semana de dedicação, entregou o resultado à escola. E pelo visto ele aprendeu a tratar melhor a natureza. “A natureza é coisa muito importante para a gente” relatou Thiago, que reforçou “ se todo mundo começar a fazer a sua parte, a natureza vai ser preservada”.

 

 

O apoio dos pais de Thiago foi muito importante para o resultado dessa atividade. Gisele Margarida é mãe do aluno. Ela relatou “nosso mundo de hoje é muito complicado, precisamos dessas ações. Temos que incentivá-lo agora para ele ser melhor no futuro”. O pai, Tiago Vicente dos Santos, lembrou da importância da escola nessa busca pela gentileza “depois de nós pais, é a escola quem educa os filhos. Não podemos deixá-los aprender coisas ruins na rua”.

 

 

 

O Presidente da Câmara Municipal de Itaúna, vereador Francis Saldanha lembrou que esse projeto já alcançou um resultado muito satisfatório. Mas que a luta pela gentileza não pode parar e as famílias precisam se envolver cada dia mais com esse trabalho. Francis parabenizou o envolvimento da escola e das famílias nesse chamado feito pela Câmara em lutar pela paz e ressaltou ser essa a primeira escola onde o projeto foi trabalhado, estando todas as demais entidades de ensino e famílias convidadas a se envolver nessa luta.

COMPARTILHAR

Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.