COMPARTILHAR

Sintomas DoençasSecretaria Municipal de Saúde busca blindar a cidade contra Dengue, Zika e Chikungunya

 

Buscando a proteção de todos os itaunenses, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Gerência de Endemias, convoca toda a população para ajudar no combate ao Aedes Aegypti. Com o aumento de seus males por todo o país, Itaúna tem que intensificar a batalha contra o Aedes Aegypti, para ser ver livre de doenças como a Dengue, Zika e Chikungunya.

 
Todos os dias os agentes de endemias visitam casas em todas as regiões da cidade, porém, existem algumas onde a entrada não é possível. No último LIRAa – Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti, realizado em outubro, o índice encontrado foi de 1,3%, sendo que o teto idealizado pelo Ministério da Saúde é de 1,0%. O próximo LIRAa será realizado a partir do dia 04 de janeiro.

 

 
A Secretaria Municipal de Saúde já está empenhada em uma ofensiva contra o mosquito, mas precisa de reforço de toda a população. Basta separar 10 minutos por semana para verificar seus quintais e arredores, se estão isentos de materiais ou recipientes que acumulem água. Agora que o mosquito pode transmitir outras doenças, a luta tem que ser mais intensa, pois, se a dengue já era perigosa sozinha, com o zika vírus e chikungunya a situação fica ainda mais grave. Os sintomas devem ser observados para que o diagnóstico seja feito bem no início, e assim que houver a suspeita, vá direto ao PSF que está cadastrado.

COMPARTILHAR

Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.