COMPARTILHAR

bDas 18 usinas arrematadas em leilão, 13 já eram operadas pela empresa

 

A Cemig assinou hoje (5/1) no Ministério de Minas e Energia, em Brasília, o contrato de concessão para operação das 18 usinas do Lote D, arrematadas por R$ 2,26 bilhões no Leilão nº 12/2015, realizado pela Aneel em novembro do ano passado. Com isso, a Cemig vai operar importantes usinas de Minas Gerais, tais como Três Marias (região Central), Salto Grande (Vale do Aço), Camargos e Itutinga (Sul de Minas).

 

Para o diretor de Geração e Transmissão, Franklin Moreira Gonçalves, que representou o Cemig na solenidade, as usinas são essenciais no processo de consolidação da empresa como o maior grupo integrado de energia elétrica do País. “Garantimos a operação das usinas pelos próximos 30 anos, e vamos continuar investindo em novos ativos de geração, pois a expansão de nosso parque – considerando-se as diversas matrizes energéticas – é indispensável para a prosperidade da Cemig”, declarou o diretor.

 

Das 18 usinas arrematadas, 13 já eram operadas pela Cemig, mas sua concessão pelo governo federal se extinguiu. Além delas, a Cemig conquistou cinco novas hidrelétricas: Ervália, Coronel Domiciano, Sinceridade, Neblina e Dona Rita, também localizadas em Minas Gerais. Os novos ativos acrescentam mais de 20 MW ao parque gerador da Cemig Geração e Transmissão. A potência total das 18 usinas é de aproximadamente 700 MW.

 

A geração de energia elétrica é responsável por uma importante fatia do lucro da Cemig. No balanço do terceiro semestre de 2015, esse ativo foi responsável por 81,2% do lucro da empresa. No total, o lote conquistado garante uma receita de R$ 500 milhões por ano para o caixa da Cemig, nas próximas três décadas.

 

Veja abaixo a relação das 18 usinas do lote D:

 

 

 

 

Usinas Capacidade de geração
Três Marias 396
Itutinga 52
Salto Grande 102
Camargos 46
Ervália 6,97
Cel. Domiciano 5,04
Sinceridade 1,42
Neblina 6,47
Cajuru 7,2
Gafanhoto 14
Marmelos 4
Joasal 8,4
Paciência 4,08
Piau 18,01
Peti 9,4
Dona Rita 2,4
Tronqueiras 8,5
Martins 7,7
Total 699,57
COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.