COMPARTILHAR

DSCN2628Setor de Endemias realiza força tarefa em todo o município

Durante todo o ano, o Setor de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde faz um combate acirrado contra o aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue clássica, dengue hemorrágica, zika e chikungunya, porém neste período chuvoso o aumento dos focos em residências é alarmante o que causa um crescimento nos casos de dengue. Para combater o problema, a gestão do Setor de Endemias criou uma força tarefa com todos os agentes de endemias e os agentes comunitários de saúde. As equipes vão visitar 100 por cento dos 42.161 imóveis de Itaúna, durante a segunda quinzena de janeiro e o mês de fevereiro.

 

 
Até o dia 25 de janeiro, 72 casos de dengue foram confirmados em Itaúna e 35 estavam sob investigação, além de cinco pessoas de outras cidades que buscaram atendimento no Pronto Socorro. Após este trabalho realizado pela força tarefa da Secretaria Municipal de Saúde as ações continuam. Os agentes de endemias irão conseguir cobrir todos os imóveis da cidade a cada dois meses, e os agentes comunitários de saúde, manterão os trabalhos de combate durante suas visitas aos moradores cadastrados em suas Unidades de Saúde.

 

 
Além das ações de combate e prevenção, a Administração Municipal realiza o atendimento necessário para os pacientes que contrairam a doença e orienta as pessoas com os sintomas, que procurem sua Unidade de Saúde, para evitar um grande aumento de pacientes no Pronto Socorro. Outra ação que a Secretaria de Saúde está providenciando para não deixar a população ser prejudicada, é a compra de Testes Rápidos para detecção de dengue. O material deveria ser entregue pelo Governo Estadual, mas a última remessa chegou em maio de 2015. Outra medida de segurança é o fumacê, mas o Setor de Endemias informa que para ser utilizado também é necessária uma liberação do Governo Estadual, que após concordar com o uso, envia o material necessário para a cidade.

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.