COMPARTILHAR

Carlos Jacinto de MeloA segunda reunião plenária de 2016 contou com a discussão de vários assuntos de interesse coletivo. Vários projetos estão em tramitação no Legislativo Itaunense e serão votados nas próximas reuniões.

 

 

Participação Popular- o cidadão Carlos Jacinto de Melo, usou o espaço da Participação Popular para falar sobre a doação de terreno da antiga Coopert. Ele agradeceu à Administração Municipal por ter feito a transferência do lixão do bairro Parque Jardim para outra região. Carlos solicitou que a área onde funcionava a Coopert seja destinada à comunidade como local para lazer e outras ações. Para o vereador Alex Artur a região dos bairros Parque Jardim e São Bento necessita muito de área de lazer, inclusive quadra esportiva.

 

 

Praça de Esportes do bairro de Lourdes- O vereador Maurício Aguiar comentou sobre o ato da Secretaria Municipal de Esportes ter retomado a administração da Praça de Esportes do bairro de Lourdes. Maurício relatou problemas enfrentados pela Associação e várias chances dadas à administração da entidade para que ocorresse a prestação de constas, mas não houve. Para o vereador Hudson Bernardes a retomada da administração pela Prefeitura não resolve o problema. Ele defende uma auditoria para apuração do fato e punição dos responsáveis. Para o vereador Leo Bala deveria ser discutida a possibilidade de ser feito processo de licitação para administração das praças de esportes.

 

 

Aedes aegypti.- o vereador Leo Bala destacou que o Governo Federal tomou uma iniciativa similar à sugerida por ele em projeto de combate à dengue. Pela nova medida do Governo, poderá ocorrer ingresso forçado em imóveis públicos e particulares abandonados ou com ausência dos proprietários, visando combater focos do mosquito. Para o vereador Leo Bala essa medida é mais do que necessária diante da grave situação relacionada ao mosquito Aedes aegypti.

 

 

Segurança em bancos- O vereador Maurício Aguiar informou que será realizada na semana que vem uma reunião com gerentes de agências bancárias na cidade, para que seja iniciado o processo de instalação de biombos nos bancos e contratação de agentes de segurança para as casas lotéricas Maurício alertou ser essa uma medida para garantir maior segurança aos usurários e funcionários desses locais, o que vai se tornar possível a partir de uma indicação do vereador.

 

 

Transparência: o vereador Joel Márcio classificou como mediana a nota de 5.1, recebida por Itaúna, relacionada à transparência, o que para ele está abaixo do desejável. Segundo Joel, em comparação com outras cidades, estamos em vantagem, porém é preciso nivelar por cima e comparar com a nota máxima. Ele apelou para que seja aumentada a transparência da administração municipal. Para o vereador Hudson Bernardes os salários de secretários e vereadores deveriam ser divulgados.

 

 

Polícia Militar- o Presidente Francis Saldanha comentou sobre a transferência do Tenente Coronel Azevedo para a cidade de Formiga e que um novo comandante virá da cidade de Bom Despacho para Itaúna. Francis salientou a parceira feita entre a Câmara e a Polícia Militar, inclusive na Campanha + Gentileza – Violência. Ele relatou também ter recebido informação sobre veiculação em rádio da cidade sobre pedido feito pelos vereadores de transferência de policiais militares devido à aplicação de multas de trânsito em Itaúna. O Presidente informou que a Câmara jamais se manifestou junto à polícia sobre esse assunto e ainda destacou que os erros cometidos precisam ser punidos para que seja melhorado o trânsito em Itaúna. A divulgação feita pela rádio foi questionada pelos vereadores. O vereador Alex Artur ressaltou ser essa uma forma indevida de jogar a comunidade contra a Câmara.

 

 

Acompanhe outras indicações e discussões dos vereadores

 

O vereador Adão Batista repudiou a prestação de serviços feita pela Vivo em Itaúna.

 

O vereador Nilzon Borges comentou sobre processo de licitação aberto destinado à pavimentação da Jove Soares até o Trevo no Morro do Engenho, um novo e grande recurso para nossa cidade.

 

O vereador Lucimar Nunes discursou a respeito do asfaltamento que está sendo feito na Praça Juvenal Pereira, em Santanense. Lucimar relatou que as chuvas dos últimos dias impossibilitaram a continuação da obra e que restam ainda 47% do total projetado. O vereador Edinho ressaltou o benefício dessa obra. Para o vereador Nilzon Borges, obras como essa geram transtornos, mas o benefício é muito grande.

 

 

O vereador Alex Artur cobrou providência em relação à torre instalada no bairro Garcias, onde não há iluminação e pode ser um risco de acidentes.

 

 

O vereador Leo Bala alertou sobre a grande quantidade de assaltos ocorrida na cidade e em várias regiões rurais. Para Leo é preciso buscar auxílio tanto municipal quanto em outras esferas para controlar essa situação.

 

 

O vereador Hudson Bernardes cobrou que seja sancionada ou informada a sanção da Lei sobre alienação do prédio da Prefeitura e ainda pediu melhorias como iluminação e limpeza para a rua Antônio Alegre, no bairro das Graças.

 

 

O vereador Antônio Da Lua cobrou a instalação de traffic calming na altura do número 2.099 da Av. Dorinato Lima, onde inclusive ocorreu atropelamento recentemente.

 

 

O Presidente Francis Saldanha apresentou Voto de Pesar pelo falecimento do sr. Inácio Cordeiro Campos.

 

O vereador Giordane Alberto apresentou Voto de Pesar pelo falecimento da sra. Geni Pinto Flores.

 

 

O vereador Hudson Bernardes solicitou a realização de Audiência Pública para debater sobre a concessão do serviço de transporte coletivo urbano no Município. Ele pediu ainda informações sobre o custo das decorações natalinas instaladas nas praças do Município.

 

 

O vereador Joel Márcio solicitou informações sobre o projeto de asfaltamento, infraestrutura, captação pluvial e sinalização na obra executada na Av. Governador Magalhães Pinto, entre a Igreja Sagrado Coração de Jesus e a Praça Juvenal Pereira, no bairro Santanense.

 

 

O vereador Antônio Da Lua solicitou a instalação de dois traffic-calming na Av. João Moreira de Carvalho e no bairro Parque Jardim e a instalação de duas mesas de jogos e plantio de grama na praça principal do bairro Itaunense.

 

 

O Presidente Francis Saldanha solicitou a construção de passeio no entorno da quadra poliesportiva e do Centro Comunitário do bairro Morada Nova. Solicitou também a restauração e Asfaltamento das ruas São Lourenço e Caxambu, no bairro Morro do Sol, a instalação de sistema de traffic-calming na Rua Carlos José de Abreu Diniz e na Rua Zé Cavaquinho. Veja outros pedidos apresentados pelo vereador Francis: Instalar cobertura na quadra poliesportiva do Bairro de Lourdes; Equipar o Posto de Saúde da Família – PSF do Bairro Morada Nova; Restaurar e asfaltar a Rua Turmalina, Rua Cristal e Rua do Ouro, bairro Padre Eustáquio; Construir boca-de-lobo na Av. Manoel da Custódia, entroncamento com Rua Capitão Bento; Asfaltar as ruas Neli de Faria e Higino de Faria, no bairro de Lourdes e realizar operação tapa-buracos nas ruas Rolnei José Corradi, Ana de Faria Dornas e Carolina de Morais.

 

 

O vereador Giordane Alberto solicitou que seja feita a poda de árvore na Praça João Augusto de Oliveira, bairro Padre Eustáquio, a operação tapa-buracos nas ruas dos bairros Padre Eustáquio, Vila Tavares, Vila Vilaça, Irmãos Auler, Leonane, Várzea da Olaria e Veredas, a repintura de faixas de pedestre na Av. Manoel da Custódia, bairro Novo Horizonte e poda de árvores na Av. Castro Alves e Av. Lenhita.

 

 

O vereador Gleisinho solicitou a instalação de traffic-calming na Av. JK, em frente à Alfa Engenharia, na Av. João Moreira de Carvalho, bairro Residencial Santanense e na Rua João da Cruz, bairro Piedade.

 

 

O vereador Marcinho Hakuna solicitou a restauração da estrada de acesso aos Tabuões, a notificação do proprietário do lote da rua Ilda Veloso Coutinho, 407, bairro Morada Nova, objetivando a limpeza do imóvel e limpeza de lote localizado na rua Andressa Cristina Rezende, bairro Veredas.

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.