COMPARTILHAR

IMG_0476Alunos da Abadá – Capoeira doaram sangue e estão mobilizando mais pessoas para doarem também. Transporte para o Hemominas, em Divinópolis, é oferecido de graça pela prefeitura, para que itaunenses possam ser doadores de sangue

 

 
Desde janeiro a Abadá – Capoeira (Associação Brasileira de Apoio e Desenvolvimento da Arte-Capoeira) está promovendo a campanha de doação de sangue em Itaúna. A instituição, presente em Itaúna há 20 anos, sempre promoveu ações em prol da causa, entretanto, após uma das capoeiras precisar de doadores para ajudar seu pai, que estava com sérios problemas de saúde, a campanha ganhou ainda mais atenção dos capoeiristas da cidade.
Segundo Denis Mariano (Instrutor Filhote), a campanha “Capoeirista Sangue Bom” busca despertar o sentimento de solidariedade nas pessoas, com organização de doações de sangue coletivas no banco de sangue da região, o Hemominas, em Divinópolis. “Essa é uma das causas que sempre foi defendida pela Abadá – Capoeira. Entretanto, quando tivemos uma pessoa ligada a nós precisando de doadores de sangue, vimos a necessidade de reforçar a importância da doação de sangue. Queremos divulgar isso não só para os capoeiristas, mas, também para toda a comunidade. É importante as pessoas terem consciência de que um dia elas, ou alguém próximo a elas, podem precisar de um doador de sangue”, explicou Denis.

 

 
Em janeiro alguns capoeiristas de Itaúna se reuniram e fizeram sua doação de sangue no Hemominas. A ação da Abadá – Capoeira se repetirá no dia 26 de janeiro e 18 de março. Para promover a campanha, será realiza uma grande roda de capoeira no dia 13 de fevereiro, a partir das 10h30, na Praça Dr. Augusto Gonçalves (Praça da Matriz). Capoeiristas de várias cidades da região, como Belo Horizonte, Contagem, Betim, Divinópolis, Pará de Minas, entre outras, foram convidados para contribuir na promoção da campanha em Itaúna e já confirmaram presença.
A campanha conta até com música de incentivo a doação de sangue, em que reforça a importância de ser doador: “Eu dou o sangue, vem você também doar, amanhã é outro dia, você pode precisar. A doação é feita de coração, pode salvar um amigo e também o seu irmão[…]”. O instrutor filhote explica que a música reforça a campanha: “Essa música está sendo sempre trabalhada, é uma forma disso ficar gravado na cabeça das pessoas mais facilmente, principalmente nas crianças”.

 
A campanha também está sendo promovida nas aulas de capoeira do Instrutor Filhote no projeto “Nossa Escola, Nosso Espaço”, da Prefeitura de Itaúna, desenvolvido no CAIC (Centro de Atendimento Integrado à Criança). A campanha conta com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

 

 

Transporte gratuito para o Hemominas

 

 

A Prefeitura de Itaúna, por meio da Secretaria de Saúde, disponibiliza transporte para o Hemominas, em Divinópolis, toda sexta-feira, com saída às 7h da porta da Prefeitura ou do Hospital Manoel Gonçalves. Basta o doador entrar em contato com a Secretaria, pelo (37) 3241-4999/ 3241-2266, ou com o hospital, pelo (37) 3249 – 4999, e agendar o dia da doação.

 

 

Quem pode doar

 

– Maiores de 18 anos
– Acima de 50 KG
– Com a saúde em perfeitas condições (sem gripe, resfriado e febre)
– Não usuários de psicotrópicos (medicamentos tarja preta)
– Quem não teve hepatite após os 10 anos.

 

 

Obs.: Para doar sangue é preciso fazer uma alimentação leve (somente café da manhã), não ingerir bebidas alcoólicas 24 horas antes e não fumar 2 horas antes e 2 horas depois da doação.

 

 

O Hemominas fica na Rua José Gabriel Medef, 221, Divinópolis, e o telefone é (37) 3216-6500.

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.