COMPARTILHAR

DSCN7100Concessão de imóveis- foram aprovados pelos vereadores 12 projetos que autorizam a concessão de uso de imóveis públicos aos seguintes empreendimentos: Antônio Rodrigues Magalhães Filho, MC Modelagem Ltda, Farmix Distribuidora de Medicamentos Eireli, Mamoraria Age Ltda, Vanessa Simone Gualberto de Lima, Metalúrgica Vitória Ltda, Modelagem Cometa Ltda, Walmar Júnior Comércio e Indústria de Produtos para Fundição Ltda, WL Prestação de Serviços Ltda, T&A Rodrigues Confecções Ltda, Itaúna Química Ltda, Icosita Equipamentos e Serviços Industriais Ltda.

 

 

Os vereadores ressaltaram o benefício que essas concessões de imóveis trarão à nossa cidade, com expansão das atividades industriais e geração de emprego e renda. O Incentivo do Prefeito à manutenção de empregos na cidade foi destacado pelos vereadores. Para o vereador Marcinho Hakuna esse incentivo é de grande importância e poderia ter ocorrido há mais tempo. O Presidente Francis Saldanha agradeceu o empenho dos vereadores para a votação desses e de outros projetos e citou o benefício que eles trarão à economia da cidade.

 

 

Os vereadores aprovaram ainda um projeto que altera dispositivo da Lei Nº 4982. Ele trata de abertura de crédito no orçamento do IMP para pagamento de adicional especial de compensação previdenciária ao INSS.

 

 

Carnaval- os vereadores Antônio Da Lua e Lucimar Nunes parabenizaram a equipe organizadora e todos os que atuaram no carnaval de Itaúna. Eles ressaltaram ter sido um excelente evento.

 

 

Para o vereador Joel Márcio o momento de crise exige que o carnaval se sustente com recursos próprios. Apesar de não ser contra a festa, ele discorda do uso de dinheiro público nesse evento e defende o uso dessas verbas no combate à dengue. O vereador Leo Bala defendeu o resgate do carnaval na cidade. Para ele isso traz retorno positivo ao comércio e à diversão. Leo e o Secretário Gil Máximo criticaram o uso indevido de locais como lagos e cachoeiras durante o período carnavalesco, com poluição constante e desrespeito ao meio ambiente. O Presidente Francis Saldanha ressaltou que Itaúna foi a única cidade da região onde houve redução de crimes violentos. Ele lembrou a segurança positiva durante o carnaval desse ano.

 

 

Dengue- as doenças relacionadas ao mosquito AedesAegyptitêm sido constantemente discutidas pelos vereadores e mais uma vez o assunto esteve em pauta. O vereador Adão Batista cobrou a execução da lei que exige maior rigor na limpeza de lotes vagos na cidade. Ele destacou a quantidade de imóveis sujos em Itaúna e o perigo que isso representa para a saúde pública. Para o vice-presidente Édio Gonçalves a realidade das doenças hoje no país exige a tomada de atitudes. Ele lembrou sobre iniciativa do Executivo em criar um Posto de Atendimento Avançado relacionado à dengue na cidade e cobrou maior conscientização da comunidade. O vereador Giordane Aberto solicitou através de indicação a volta, com urgência, do SOS Dengue em Itaúna, programa que no ano passado contribuiu e muito para desafogar o Plantão 24 horas do Hospital Manoel Gonçalves e para realizar um atendimento mais rápido e efetivo a pessoas com suspeita da doença. A situação em Itaúna preocupa, com muitos casos suspeitos de dengue, o Pronto Socorro do Hospital Manoel Gonçalves está sobrecarregado, e a demanda é muito maior do que a capacidade de atendimento. O vereador Leo Bala ressaltou não adiantar colocar Exército e Marinha nas ruas para combater a dengue se o povo não colaborar. Ele relatou sobre parceria que está sendo buscada junto ao Tiro de Guerra de nosso município para combater o mosquito. A vereadora Palmira Feliciano falou sobre trabalho desenvolvido nos últimos dias por ela junto à comunidade, no combate à dengue. Ela destacou a grande quantidade de lixo acumulado na cidade e cobrou educação e conscientização das pessoas. O vereador Antônio Da Lua citou pontos críticos na cidade onde há problemas com acúmulo de lixo. O vereador Maurício Aguiar cobrou melhorias no serviço de limpeza urbana na cidade. O vereador Hélio Machado destacou a atuação dos setores da Prefeitura nesse trabalho de limpeza. Para o vereador Hudson Bernardes a quantidade de casos da dengue na cidade já classifica a situação como epidemia e todos precisam se unir contra esse problema. Todos os vereadores discursaram sobre esse problema e conclamaram a comunidade a agir em combate ao mosquito.

 

 

+ Gentileza- O Presidente Francis Saldanha parabenizou a realização do evento de abertura do ano letivo, pela Secretaria Municipal de Educação. Ele lembrou de palestra ministrada pela jornalista Leila Ferreira, onde ela destacou o grande problema da sociedade hoje que é a falta de educação e de gentileza, tema trabalhado pela Câmara através da Campanha + Gentileza – violência. Francis ressaltou faltar hoje muita educação de berço e gentileza na sociedade. O que precisa continuar sendo trabalhado.

 

 

Acompanhe outras discussões e solicitações dos vereadores

O vereador Maurício Aguiar discursou a respeito da busca que tem sido feita para a reforma do Terminal Rodoviário de Itaúna.

 

 

O vereador Lucimar Nunes relatou ter sido concluída 87% da obra de melhorias na Av. Magalhães Pinto. Um dos destaques positivos é a construção de captação pluvial, que impediu a entrada de água em vários imóveis do bairro Santanense.

 

 

A vereador Palmira Feliciano relatou sobre visitas feitas em PSF`s onde identificou situações vergonhosas, inclusive de gestantes que não fizeram pré-natal por falta de exames disponibilizados pelo SUS.

 

 

O vereador Antônio Da Lua cobrou a construção de uma quadra esportiva no bairro das Graças.

 

 

O vereador Maurício Aguiar cobrou providências relacionadas ao cadastro imobiliário da cidade, para permitir melhor identificar e encontrar cidadãos donos de lotes sujos. Ele cobrou maior identificação de ruas com placas e maior organização numérica.

 

 

O vereador Hélio Machado comentou sobre o grande número de acompanhantes que frequentam o Pronto Socorro e aumentam a sensação de grande lotação do local. Ele ressaltou que, com a criação do posto específico para atendimento às pessoas com dengue, o Pronto Socorro vai ser desafogado.

 

 

O vereador Alex Artur parabenizou o Prefeito Osmando Pereira por manter bem uma cidade encontrada sucateada, devido à má administração anterior.

 

 

O vereador Giordane Alberto cobrou que haja maior consciência da população relacionado à coleta seletiva de lixo na cidade.

 

 

O vereador Maurício Aguiar criticou iniciativas do Governo Federal que pioram a situação para recebimento de recursos da Previdência Social.

 

 

O vereador Hélio Machado alertou sobre a grande quantidade de cães doentes soltos pela cidade. Ele cobrou providências sobre isso.

 

O vereador Giordane Alberto apresentou Voto de Pesar pelo falecimento do sr. Gesuino Afonso Rosa.

 

 

O vereador Hudson Bernardes solicitou informações sobre receitas arrecadadas com a cobrança da taxa de lixo.

 

 

O vereador Marcinho Hakuna solicitou informações sobre os cargos de Procurador-Chefe da Procuradoria Judicial e Fiscal, Procurador Adjunto e Procurador-Chefe da Procuradoria Administrativa e do Patrimônio lotados na Prefeitura.

 

 

O vereador Adão Batista solicitou que seja cumprida a Lei 1.821/85, alterada pela Lei Complementar 84/2013 autuando os proprietários de dois lotes na rua Jesus Alves Silva, bairro Garcias.

 

 

O vereador Alex Artur solicitou que seja feita a limpeza e capina na Praça Esportes de Garcias, na Escola da Comunidade de Campos e no Estádio Municipal João Tadeu de Oliveira (Garcião).

 

 

O vereador Antônio Da Lua solicitou que sejam feitas as seguintes obras: Operação tapa-buracos no cruzamento das ruas Anita Moreira e Luiz Ribeiro Filho, bairro Itaunense; Instalação de traffic calming na Av. Dr. Miguel Augusto Gonçalves, no bairro Vítor Gonçalves e capina nas ruas do bairro Residencial São Geraldo.

 

 

O vereador Giordane Alberto solicitou a elaboração de projeto de lei com o objetivo de subvencionar a Associação Desportiva Cultural Ecológica de Lourdes. Ele solicitou também que seja feita a capina em todo o bairro Santa Edwiges e na rua Antônio Alegre, no bairro das Graças. Giordane solicitou ainda que seja feito um mutirão de limpeza nos bairros da cidade, o atendimento SOS dengue no Posto de Saúde Central e a modificação no trânsito sentido único na rua João da Cruz, bairro Piedade.

 

 

O vereador Hélio Machado solicitou a limpeza e capina das seguintes vias: rua 1, Recanto das Peixotas; rua F, 330, Vale das Aroeiras; rua Antônio Maia Cunha, bairro Santa Edwiges; rua Teotônio Pereira, bairro Cidade Nova e Praça Janô Saldanha, bairro Cidade Nova. Ele solicitou ainda a poda de árvore na rua Leopoldina Corrêa em frente ao nº 551 A, bairro Santanense; operação Tapa-buracos na rua Ernesto Vernúcio em frente ao nº 356, bairro Cidade Nova; melhorias em geral na rua Nelson Penido, bairro Aeroporto e Instalação de traffic calming e colocação de mais sinalização na Av. Manoel da Custódia, próximo ao nº 1549, bairro São Geraldo.

 

 

O vereador Hudson Bernardes solicitou a disponibilização do telefone 0800 283 5156 para denúncias sobre entulhos, lixos e locais propícios para infestação do mosquito da dengue.

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.