COMPARTILHAR

345dscn72124660Concessões para desenvolvimento da cidade- foram aprovados pelos vereadores seis projetos destinados à concessão de imóveis públicos. Com essas concessões foram beneficiadas as empresas: Vargas Carvalho Mecânica e Montagem Ltda, ADP Confecções Itaúna Ltda, Indústria de Calçados Dourada Ltda, Ramah Tecnologia Industrial Ltda, Seta Indústria e Comércio de Roupas Ltda e Beta Tec Montagem e Manutenção Industrial Ltda. Sobre a aprovação desses projetos o vereador Gleisinho comentou as constantes fiscalizações que tem feito na cidade, inclusive sobre concessão desses imóveis. Ele citou ter visitado cada uma dessas empresas e alertou a necessidade delas receberem esse incentivo para ampliar recursos e gerar retorno à comunidade. O vereador Édio Gonçalves defendeu a idoneidade da empresa Vargas Carvalho e demais donos das empresas beneficiadas. Ele destacou essa importante oportunidade das empresas deixarem de pagar aluguel. Édio defendeu ainda que mais desses projetos venham para a Câmara e parabenizou os empresários e a Administração Municipal por fortalecer os pequenos empreendimentos. Para o vereador Maurício Aguiar essas concessões são formas de apoiar o desenvolvimento desses negócios. O vereador Joel Márcio defendeu a aprovação desses projetos, mas cobrou maiores critérios para a concessão desses imóveis, de modo a beneficiar as empresas de modo geral. A vereadora Palmira Feliciano também cobrou mais clareza em relação aos critérios para essas concessões. O vereador Alex Artur parabenizou as concessões feitas e defendeu o desenvolvimento dessas firmas. O Secretário Gil Máximo desejou um grande desempenho a todas as empresas beneficiadas. Os vereadores Antônio Da Lua e Hélio Machado comentaram sobre essa oportunidade única de ajudar o desenvolvimento da cidade, auxiliando os empregadores. O vereador Nilzon Borges relatou a análise detalhada feita nesses projetos para que pudessem ser votados. Nilzon relatou ainda a preocupação do Executivo em trazer recursos a esses empreendimentos e assim beneficiar toda a comunidade. Ele lamentou não haver mais terrenos para serem concedidos e assim beneficiar mais a cidade. O vereador Marcinho Hakuna discursou sobre a carência de vagas de emprego na cidade e defendeu ser essas concessões uma forma de mudar essa situação. O Presidente Francis Saldanha parabenizou essa ação da Câmara e da Prefeitura em valorizar a produção local.

 

 

Segurança pública- os vereadores relataram sobre o novo Comando da Polícia Militar em Itaúna, agora a cargo do Major Elson Geraldo de Andrade. Eles agradeceram o trabalho desenvolvido pelo Tenente Coronel Paulo José Azevedo. O vereador Alex Artur relatou a importância das parceiras e alertou a necessidade de mais recursos para melhorar a segurança em nossa cidade. O Secretário Gil Máximo relatou estar muito confiante nessa nova fase da segurança em Itaúna.

 

 

 

O Presidente Francis Saldanha relatou sobre o Fórum Regional realizado em Divinópolis no ano passado, onde ele apresentou metas ligadas à segurança, para nossa cidade, inclusive relacionadas à Apac e à Delegacia Regional da Polícia Civil. Ele destacou que foi nomeado como representante da Microrregião e que será apresentado nessa semana o cronograma de atividades a serem realizadas. Francis relatou esperar que as metas apresentadas por ele sejam priorizadas pelo Estado.

 

 

O vereador Hélio Machado relatou sobre o exemplo que é a Apac de Itaúna e comentou a respeito da formatura recente de novos padeiros na entidade. Ele lembrou o esforço dos recuperandos para mudar de vida e voltar ao mercado de trabalho e parabenizou a entidade pelo exemplo que é.

 

 

 

Atestado médico- o vereador Joel Márcio relatou sobre a dificuldade de muitas crianças frequentarem escolas de futebol na cidade, devido à demora em conseguir atestado médico. Ele sugeriu que seja feito um atendimento específico do médico a essas crianças para a emissão do documento e a participação delas no esporte de modo a não gerar grande movimento nos PSF`s.

 

 

Combate à dengue- o vereador Hudson Bernardes cobrou novamente o funcionamento do telefone 0800 para o combate à dengue. O Secretário Gil Máximo relatou sobre grande número de entulho retirado no bairro Jadir Marinho. Para o vereador Leo Bala todo esforço ainda é pouco no combate à dengue. Leo cobrou a realização de mutirões para eliminar o problema. O vereador Nilzon Borges comentou sobre atendimento específico da Secretaria de Saúde que vai começar a ser feito no Posto de Saúde Central para combater a dengue. Ele relatou ainda que tem havido conformismo geral em relação a esse problema alarmante. Nilzon alertou a necessidade de maior prevenção. A vereadora Palmira Feliciano alertou sobre as áreas ambientais e lotes vagos que têm se tornado depósito de dengue na cidade.

 

 

Dia internacional da mulher- a vereadora Palmira Feliciano discursou sobre o “empoderamento da mulher” alcançado após um longo processo de luta por uma vida que vai além da simples subordinação. Ela cobrou mais respeito para a classe e motivos para comemorar o Dia Internacional da Mulher, em 08 de março. Palmira conclamou pelo grito de independência da mulher.

 

 

Os vereadores também discursaram sobre outros temas:

 

O vereador Giordane Alberto questionou se houve venda da atual funerária na cidade.

 

O vereador Maurício Aguiar relatou a dificuldade de muitos pais em pagar transporte para filhos frequentarem as escolas. Ele pediu auxílio à Prefeitura nessa situação.

 

O vereador Adão Batista cobrou maior normatização sobre o envio, pela Prefeitura, de projetos de urgência para votação. O Presidente Francis Saldanha relatou que o Regimento Interno da Câmara possui 03 capítulos que regulamentam esse procedimento. Francis informou ainda que esse Regimento deve ser atualizado ainda esse ano.

 

 

Os vereadores Giordane Alberto e Nilzon Borges comentaram sobre o benefício da instalação da passarela na Rodovia MG 050, entre os bairros Santa Mônica e Antunes. Essa obra vai trazer maior praticidade e segurança à comunidade.

 

 

O vereador Gleisinho agradeceu a obra de iluminação que está sendo feita na Avenida Vó Norvina. Ele relatou ser esse um pedido feito por ele que agora vai beneficiar muito a comunidade, com mais segurança e comodidade.

 

Gleisinho relatou ainda o benefício da Academia de Saúde que está sendo montada na Várzea da Olaria, a pedido dele.

 

 

O Secretário Gil Máximo cobrou maior fiscalização sobre o uso de caçambas, que transportam resíduos e colocam a população em risco por não seguir a lei que obriga o uso de lonas de proteção. O vereador Alex Artur relatou sobre muitos usuários dessas caçambas que não cumprem essa lei. Para o vereador Giordane Alberto falta responsabilidade dos empresários em relação a esse assunto.

 

 

O vereador Marcinho Hakuna alertou novamente sobre a falta de repasses de valores arrecadados pela Prefeitura ao IMP que, segundo ele está a cada momento mais fragilizado.

 

 

A vereadora Palmira Feliciano cobrou a instalação e a manutenção de bebedouros nos PSF`s da cidade.

 

O vereador Marcinho Hakuna relatou a grande sujeira em que se encontra o Ginásio Poliesportivo JK.

 

Os vereadores Maurício Aguiar e Marcinho Hakuna, discursaram sobre o estado de saúde do Padre Nilo Caetano e relataram o grande trabalho pastoral desenvolvido por ele.

 

O vereador Giordane Alberto comunicou a todos que no dia 29/02, às 9 horas da manhã será feita a Audiência Pública para prestação de contas da Secretaria de Finanças, junto à Comissão de Finanças da Câmara. Ele convidou a todos para participarem.

 

O vereador Hudson Bernardes solicitou informações sobre as medidas adotadas pelo Executivo para a contenção de gastos mencionadas no Decreto Municipal nº 6.192, que institui a Jade – Junta de Avaliação de Despesas.

 

 

O vereador Joel Márcio solicitou que seja enviado ao Senador Renan Calheiros, presidente do Senado Federal, pedido de desarquivamento do projeto de lei 1023/2011, que visa conceder isenção de pagamento de pedágio às pessoas que morem ou trabalhem em locais onde estejam instaladas praças de cobrança.

 

 

O vereador Hudson Bernardes solicitou informações sobre a aplicação de recursos do IMP em fundos de investimento, particularmente por intermédio da empresa Drachma Investimentos S/A. Ele solicitou ainda detalhes sobre o processo licitatório para contratação de empresa que irá explorar o transporte público no Município.

 

 

O vereador Giordane Alberto solicitou que seja feita a iluminação das quadras de futsal do bairro Aeroporto e do bairro Irmãos Auler.

 

 

O vereador Joel Márcio solicitou que seja feita a limpeza e capina no campo de futebol do Jadir Marinho e a operação tapa-buracos na Rua Vereador Thales Santos, também no bairro Jadir Marinho.

 

 

O vereador Antônio Da Lua solicitou que seja feita a instalação de traffic calming na Av. Dr. Miguel Augusto Gonçalves, na Reta de Santanense, o calçamento dos primeiros 500 metros da estrada de acesso ao Sumidouro, a instalação de guarita no ponto de ônibus da rua São Pedro, bairro Santanense, a instalação de suporte de luminária em poste da Rua Antônio Alegre, bairro das Graças e o mutirão de limpeza em todo o perímetro urbano, para combater focos de proliferação do mosquito Aedes Aegypti.

 

 

O vereador Hudson Bernardes apresentou um Projeto de Lei propondo que os estagiários ao serem contratados pela Prefeitura, Câmara, IMP e SAAE passem por um Processo Seletivo. Ele justifica que a Proposta está de acordo com a Constituição Federal e pode ser definida como justa, sem diferenciação, dando a todos o direito de participar. Ainda esclarece o vereador que a medida busca evitar a utilização política desse tão eficiente instrumento de preparação de estudantes para o competitivo mercado de trabalho.

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.