COMPARTILHAR

Desktop SOS DengueServiço montado no Posto Central oferece medicamentos, teste rápido e atendimento exclusivo para pessoas com suspeita da doença

 

 

O SOS Dengue, montado pelo governo de Itaúna no Posto Central para atender com exclusividade aos pacientes com suspeita da doença, atendeu a 140 pessoas no primeiro dia de funcionamento, nesta quarta-feira, 24/02. Devido à alta demanda a Secretaria Municipal de Saúde já ampliou a equipe de profissionais disponíveis para o serviço. Planejado para atender aos cidadãos com um médico, enfermeira, técnico em enfermagem, secretária e serviços gerais este número já foi aumentado até que a procura diminua. “Realmente fomos surpreendidos pelo alto número de atendimentos no primeiro dia, mas atendendo à determinação do prefeito Osmando de que as pessoas sejam atendidas rapidamente e com conforto já entramos em ação aumentando a equipe médica”, informou a Secretária Municipal de Saúde, Ângela Gonçalves do Amaral. No ano passado a média era de cerca de 80 atendimentos por dia no SOS Dengue. Os outros atendimentos do Posto Central continuam normalmente, com equipe médica própria.

 

 

No SOS Dengue o paciente passa por uma triagem para avaliar os que estão com sintomas mais graves para um atendimento prioritário. É colhido o material para ser enviado para o laboratório para os exames de sangue, e o resultado é encaminhado para o PSF onde o cidadão está cadastrado. Os pacientes com maior gravidade nos sintomas recebem um pré-atendimento e caso haja necessidade são transportados de ambulância para o Pronto Socorro. Pessoas com sintomas de média gravidade recebem medicação intravenosa em sala de medicação própria no Posto Central. Pacientes com sintomas mais amenos recebem a medicação e são liberados para continuar o tratamento em suas residências.

 

 

Além do SOS Dengue, o Setor de Endemias está realizando mutirões nos bairros com maior incidência de notificações, e toneladas de lixo foram retiradas das casas, lotes e empresas. Esta guerra é de todos nós, precisamos que os itaunenses colaborem com limpeza de seus imóveis e permitam que os Agentes de Saúde realizem as inspeções rotineiras.

 

 

Serviço:

SOS Dengue: Posto de Saúde Central

Endereço: Rua Zezé Lima, 631 – Centro

Horário: Segunda a sexta – de 10 às 22h

Sábados – de 10 às 18h

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.