COMPARTILHAR

MontagemAproximadamente 60 pacientes são atendidos em mutirão com medicamento que ajuda no alívio da dor e recuperação de movimentos

A Secretaria Municipal de Saúde de Itaúna promove assistência a itaunenses que apresentam dores e quadro de espasticidade nos membros, causados por derrame, traumatismo craniano e trauma medular através de aplicação de toxina botulínica. O serviço é oferecido também a crianças com paralisia cerebral.
O tratamento busca o relaxamento da musculatura endurecida, para melhorar posicionamento de braços e pernas em órteses, diminuir a dor e em alguns casos, melhorar as funções dos membros. O mutirão acontece a cada quatro meses, que é o período necessário entre as aplicações, e atende aproximadamente 60 pacientes. Através da aplicação da toxina botulínica no membro com a musculatura enrijecida a contração anormal que causa a dor e as deformidades serão minimizadas. É necessário acompanhamento com profissionais da reabilitação, após as aplicações, para potencializar o efeito da medicação aplicada e alcançar resultados satisfatórios .
O paciente neurológico que apresenta estes sintomas devem verificar com seu neurologista ou profissional da saúde que o assiste, se há indicação para este tratamento. Posteriormente, os interessados devem procurar o serviço de Terapia Ocupacional da Policlínica Dr. Ovídio para agendar avaliação com a neurologista Drª. Cibele Grossi. Caso o tratamento seja indicado para este paciente, monta-se um processo, que é enviado à Gerência Regional de Saúde (GRS) em Divinópolis, que fará o estudo da documentação do candidato para autorizar o início das aplicações. Sendo autorizado o tratamento pela GRS, o medicamento é enviado e o paciente já participa do próximo mutirão de aplicação. Este processo leva em torno de 45 dias.
Durante o mutirão são atendidos pacientes da Policlínica Dr. Ovídio, da Universidade de Itaúna (atendidos no ambulatório da Fisioterapia da UIT) e alunos da Apae de Itaúna.

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.