COMPARTILHAR

camara-municipal1-300x295Recursos para entidades- diversas entidades beneficentes dependem de recursos para manter as suas atividades. Para permitir o repasse ou a concessão dessas verbas, os vereadores aprovaram 03 projetos autorizando o Executivo a destinar esses benefícios. As entidades beneficiadas foram: Creche Pequeno Polegar, Creche Paroquial Casa Betânia, Creche Branca de Neve, Centro de Educação Infantil Maria Madalena F. Penitente, APAE-Instituto Santa Mônica, Retiro Santa Helena e Fundação São Vicente de Paulo. Os vereadores discursaram a respeito da importância dessas entidades para o trabalho social em Itaúna.

 

 

Os vereadores aprovaram também o Projeto de Lei Ordinária 11/2016 que autoriza a concessão de uso de imóvel público à FH Indústria e Comércio Ltda.

 

 

Identificação de logradouros- os vereadores aprovaram a denominação de duas vias públicas na cidade. Através de dois projetos foi denominado logradouro público a Rua Josafá Alves Campos, no bairro Pio XII.

 

 

Foi denominada também a Rua Mozart Mariano de Souza, no bairro João Paulo II. A senhora Sandra Souza Gonçalves, filha do homenageado e o marido Levi Liberato Gonçalves, acompanharam a votação. Os vereadores Maurício Aguiar e Adão Batista ressaltaram a oportunidade dos vereadores homenagearem esses cidadãos pelo trabalho desenvolvido na cidade.

 

 

Benefício no trânsito- o vereador Lucimar Nunes exibiu fotos da obra realizada na Av. Governador Magalhães Pinto, no bairro Santanense, onde foram instaladas 28 “ bocas de lobo” para captação pluvial, sinalização, várias camadas de asfalto e traffic calming. Lucimar comentou sobre críticas que ele e o vereador Édio Gonçalves receberam devido ao tumulto causado pelas obras, mas agora o benefício chegou. Ele citou ainda que o passeio da praça do bairro ainda está sendo refeito.

 

 

Os vereadores Leo Bala, Alex Artur e Nilzon Borges parabenizaram o Prefeito Osmando pela realização da obra. O vereador Édio Gonçalves demonstrou a satisfação em conseguir uma obra tão importante para a cidade, em um local de grande movimentação de veículos e pessoas. Ele relatou que a próxima etapa agora é a reforma da Praça.

 

 

Combate à dengue- a proliferação sobre doenças ligadas ao “mosquito da dengue” tem sido constantemente uma preocupação dos vereadores. O vereador Adão Batista exibiu fotos de lotes vagos na cidade e outras construções onde há grande risco de proliferação da Dengue, inclusive no cruzamento entre as ruas Joaquim Mendes e Araxá, no bairro Morro do Sol. A vereadora Palmira Feliciano também apresentou fotos de muito lixo espalhado em diversos lotes da cidade, inclusive em imóveis públicos. Ela criticou o crescimento desordenado que piora essa situação e a falta de atenção com as áreas descentralizadas da cidade.

 

O vereador Maurício Aguiar pediu que seja aplicada a lei sugerida por ele, para limpeza dos lotes. Ele cobrou maior fiscalização e punição relacionada à manutenção desses imóveis. O vereador Hudson Bernardes cobrou resposta da Prefeitura sobre o uso do telefone 0800 no combate à dengue. O vereador Leo Bala comentou sobre indicação ao Tiro de Guerra de uma força tarefa, junto à sociedade para combater a dengue. Essa ação deverá ser iniciada em breve. A vereadora Palmira Feliciano mostrou fotos sobre a situação caótica do banheiro do Parque Ecológico do bairro Três Marias, onde tem notado a presença de um senhor que vive nesse local. O vereador Antônio Da Lua relatou preocupação sobre veículos abandonados nas ruas da cidade, o que gera ainda mais perigo e proliferação de doenças.

 

 

Semáforos- novos semáforos deverão ser instalados na cidade. Um deles será no cruzamento entre a Rua Pereira Lima com Av. Jove Soares e Rua Sesóstres Milagres com Av. Dorinato Lima. A informação foi passada pelo vereador Hélio Machado. Ele informou ainda que próximo ao Orfanato será instalado novo sistema de semáforo, com bateria que funciona à luz solar, de modo a manter o sinalizador mesmo sem energia elétrica.

 

 

Diabetes- o cidadão Reinaldo da Silva Parreiras utilizou o espaço da Tribuna Livre e falou sobre a falta de material para diabéticos em Itaúna. O filho dele é diabético e ele não consegue explicação para o fato de faltarem fitas para uso no glicosímetro, impedindo assim a medição da glicose. Reinaldo disse depender de pedir doação às pessoas que usam o material e reclamou também da falta de médicos relacionados a essa área para atendimento pelo SUS na cidade.

 

 

O cidadão disse ter informação de que em outras cidades o fornecimento do material de medição da glicose é normal, mas em Itaúna não há. Reinaldo relatou o desespero em precisar cuidar da saúde do filho e não conseguir por não ter acionado a Justiça. Ele cobrou pela saúde do filho dele e dos vários outros portadores de diabetes em Itaúna e desabafou sobre o desafio de conviver com a doença e a falta de recurso. Os vereadores se solidarizaram com a fala do cidadão, cobraram e indicaram providências.

 

 

Saúde Mental- segundo informações da Prefeitura, em Itaúna o Caps I (Centro de Atenção Psicossocial) destinado ao atendimento de pessoas com sofrimento mental deverá ser transformado em Caps II. A novidade foi informada pelo Presidente Francis Saldanha. Com isso o atendimento passa a ser 24 horas, inclusive com internação. Não havendo mais necessidade de pacientes terem de ser recolhidos em hospitais psiquiátricos da região. Francis salientou ser essa mudança um grande avanço para essa área e com isso os repasses do Governo aumentam e a economia do Município também. O Presidente informou ainda que um Caps Infanto Juvenil deverá ser implantado em Itaúna. O vereador Adão Batista salientou a importância dessa melhoria para a comunidade.

 

Veja outras solicitações e debates feitos pelos vereadores:

 

Os vereadores Antônio Da Lua e Édio Gonçalves relataram sobre benefícios conseguidos em viagem recente à Brasília. Deverão ser destinados à Itaúna 250 mil reais para a infraestrutura e 150 mil para aquisição de mamógrafo.

 

 

O vereador Adão Batista cobrou a instalação de traffic calming na rua Lagoa da Prata. Segundo o Líder do Prefeito na Câmara, vereador Nilzon Borges, novos traffic calmings deverão ser instalados na cidade para gerar maior segurança à população.

 

 

O vereador Alex Artur sugeriu que o servidor “Chico” (Francisco de Assis) seja indicado como Secretário de Obras. Ele parabenizou o trabalho desenvolvido por ele e criticou a postura de alguns secretários, que não dão o retorno merecido aos itaunenses e causam indignação. O vereador Hélio Machado parabenizou o “Chico” pelo trabalho desenvolvido e as respostas rápidas dadas às necessidades do povo.

 

 

O vereador Alex Artur lamentou o fato da Rua Maria do Carmo Mirrha estar com obra paralisada devido à falta de liberação de recursos federais. Ele criticou a atual Presidência da República.

 

 

O vereador Hudson Bernardes lamentou a situação atual das secretarias municipais de Saúde e de Infraestrutura. Ele lembrou ter sido sancionada a Lei de criação da nova sede da Prefeitura de Itaúna.

 

 

O vereador Alex Artur alertou sobre o grande risco de quedas de árvores na cidade. E cobrou que sejam feitos os cortes indicados por ele.

 

 

O Secretário Gil Máximo apresentou Voto de Pesar pelo falecimento da sra. Glaucilene Barbosa Oliveira Santos.

 

 

O vereador Hudson Bernardes solicitou informações sobre o número de pedidos de concessão de terrenos públicos em andamento no Setor de Desenvolvimento da Prefeitura.

 

 

O vereador Marcinho Hakuna solicitou informações sobre débitos existentes da Prefeitura junto ao IMP e sobre o Projeto de Lei Complementar nº 08/2015 sobre cargos públicos.

 

 

O vereador Alex Artur solicitou melhorias na sinalização da Av. João Moreira de Carvalho, bairro Parque Jardim e limpeza e recapeamento na Rua Joaquina Alves de Assis, bairro Garcias.

 

 

O vereador Hélio Machado solicitou operação tapa-buracos na Rua Marcelino Corradi, Centro.

 

 

O vereador Leo Bala solicitou a realização de uma força tarefa contra a dengue envolvendo toda sociedade civil, bem como o Tiro de Guerra.

 

 

O vereador Lucimar Nunes solicitou que seja feita a operação tapa-buracos nas seguintes ruas do bairro Santanense: Leopoldina Correa, Agenor Alves de Faria, Delfina Maria de Carvalho, João Otoni e Dr. Alcides Gonçalves. Ele solicitou ainda a instalação de traffic calming na Rua Santana, em frente ao presídio, no Centro.

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.