COMPARTILHAR

IMG-20160302-WA0010

 

20160303_143842

 

Prática do descarte irregular aumenta incidência de dengue, insetos e animais peçonhentos.

 

 

Atravessar a rua e colocar o saco de lixo ‘do outro lado’, levar o entulho e restos de capina e poda para o lote vago da esquina, descartar aquele lixo molhado que você esqueceu de colocar na coleta de ontem, no monte de lixo seco (ou vice-versa), contratar o carroceiro para descartar o seu entulho, sem se importar para onde esse material é levado, colocar o lixo para coleta depois do horário que o caminhão passou, jogar aquele resto de óleo usado na pia, ou nos bueiros… Essas são ações que prejudicam, e muito, toda a população. E você, com certeza, será vítima dela.

 

 

É esse tipo de atitude que permite a existência do mosquito Aedes aegypti (transmissor do vírus da dengue, da chikungunnya e da zika); dos ratos, moscas, baratas e, atrás deles, os escorpiões, cobras… Isso mesmo: o seu ato impensado gera uma cadeia de problemas dos quais todos nós, incluindo você, seremos vítimas. Isso sem contar o custo elevado com a limpeza necessária destes pontos de descarte, do gasto com fiscalização de lotes vagos, etc. Isso poderia ser evitado se algumas pessoas agissem com mais consciência na hora de descartar seus resíduos.

 

 

Em alguns locais, 200 mil quilos de entulho e lixo

 

 

Uma força tarefa da Prefeitura e do SAAE, formada pelos setores de resíduos sólidos, combate à dengue, limpeza de parques e jardins, com apoio das assessorias de comunicação do SAAE e Prefeitura, e dos setores de fiscalização, tem atuado em regime de mutirão, para fazer a limpeza de locais aonde são descartados entulho e lixo, irregularmente.

 

 

Na semana de 29 de fevereiro a 5 de março, foram realizadas limpeza na Rua Hilda Veloso e Vó Almira, Morada Nova; no Bairro das Graças; e no Bairro Tropical. Foram retiradas quase 200 toneladas (200 mil quilos) de entulho e lixo destes locais. Porém, em alguns deles já foi constatado que algumas pessoas voltaram a descartar lixo e entulho irregularmente.

 

 

Onde descartar o lixo/entulho corretamente?

 

– Lixo doméstico: separar em Lixo Seco e Lixo Molhado, e colocar para o descarte, em frente à nossa residência/comércio, nos dias certos de cada tipo de lixo, no horário mais próximo de o caminhão da coleta passar. A coleta é feita seis dias por semana, alternando os tipos de lixo: Seco num dia, Molhado no outro.

 

 

– Restos de poda, capina e limpeza de quintal (sem lixo): levar no aterro controlado (antiga usina de lixo), no Parque Jardim, de segunda a sexta, das 8 às 17 horas e nos sábados, das 8 às 16 horas;

 

 

– Entulho e restos de construção: levar, também, para o aterro controlado;
– Pneus: devem ser entregues no ecoponto da Prefeitura de Itaúna, localizado na rua Luzia Gonçalves Nogueira, 448, bairro Universitário, de segunda a sexta, de 8 às 16 horas.

 

 

– Óleo de cozinha/fritura, usado: colocar em uma garrafa pet, lacrada, e colocar para recolhimento junto com o Lixo Seco;

 

 

– Móveis e utensílios velhos: agendar recolhimento pelo telefone 3243-6691. Não coloque esse material nas ruas. A Prefeitura recolhe, de graça, é só agendar;

 

 

– Lixo de saúde (seringas usadas, remédios vencidos, esparadrapos usados em curativos, etc): leve ao posto de saúde mais próximo. Esse lixo é infectante e deve ser recolhido separadamente;

 

 

– Outros tipos de lixo: entre em contato com a Gerência de Resíduos, pelo telefone 3243-6691, ou 3249-5815.

 

 

Denuncie quem descartar lixo irregularmente

 

 

Cuide da sua saúde, da saúde dos seus parentes e amigos. Denuncie quem descarta lixo irregularmente. Fotografe, anote os dados dos veículos utilizados para esse descarte e envie para o email gestaoderesiduos@saaeitauna.com.br, ou entre em contato pelos telefones 3243-6691 e 3249-5815.

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.

1 COMENTÁRIO

  1. Bem que poderiam fazer essa coleta atrás do colégio EDUCARE,ruas atrás do campo do Flamengo,está um absurdo o que tem lá:descarte de guarda roupa, sofás,isopores,tv.quebradas,entulhos de todas formas,lixos ensacados,galhos de arvores,já fiz reclamação na prefeitura e até hoje não solucionarão,já pode ter tido muito mosquito criado nesses dias.(alô prefeitura,orgãos de fiscalização,gentileza conferirem por gentileza,pois tem vereador que poderia estar denunciando isso passa la sei quatro vezes e vê mais não enxerga só em ELEIÇÃO.

Comments are closed.