COMPARTILHAR

cemig7Iniciativa é parte da Semana do Consumidor que a Empresa promove em todo o Estado

 

A eletricidade é um bem indispensável em nosso dia-a-dia. Quase tudo o que usamos, seja em casa, no comércio e nas indústrias necessita da energia elétrica para funcionar. Sem ela, muitas coisas não poderiam ser feitas ou levariam muito tempo para ficarem prontas. Mas se, por um lado, a eletricidade traz grandes benefícios e desenvolvimento, por outro, exige muita atenção e cuidados especiais na sua utilização.

 

Ciente dessa realidade, a Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig desenvolve campanhas de segurança com o objetivo de informar e esclarecer os consumidores sobre como usar a energia elétrica com segurança. Aproveitando a Semana do Consumidor, que a Cemig realiza de 14 a 18 de março em todo o Estado, os consumidores serão orientados sobre o uso seguro da energia elétrica, entre outros temas.

 

A segurança com a energia elétrica começa em casa. O analista de comercialização da Cemig, Divino Barros Vieira, orienta a não ligar vários equipamentos na mesma tomada. “Essa ação pode provocar aquecimento dos fios e tomadas e comprometer a segurança de toda a casa, podendo causar incêndio”, afirma.

 

Fique atento ao manusear trilhos de cortinas ou qualquer objeto semelhante para que eles não saiam pelas janelas e encostem nos cabos da rede elétrica. “Não faça “gatos” ou instalações clandestinas na rede elétrica. Além de ilegais, eles sobrecarregam o sistema elétrico e podem provocar acidentes” alerta Divino.

 

Cuidado com a rede elétrica nunca é demais. Veja mais dicas para utilizar a energia elétrica de maneira segura:

 

 
Segurança na construção civil
Construir casas e edifícios é um trabalho que exige muitos cuidados. Quando o assunto é eletricidade então, a atenção deve ser em dobro. Siga estes conselhos:

 

 
· Antes de transportar ou manusear vergalhões, tábuas, canos, calhas verifique a distância da rede elétrica em relação à obra e, se necessário, instale barreiras protetoras.

 
· Quando for operar guindastes, caminhões, caçambas, gruas e retroescavadeiras tome cuidado com as redes aéreas e subterrâneas.

 
· Ao içar ou descer materiais através de carretilhas, roldanas, elevadores ou guinchos tenha cuidado para não tocar na rede elétrica.

 

Segurança no campo
A vida no campo é bem melhor para quem sabe aproveitar os benefícios da energia elétrica. Com ela é possível produzir mais e melhor, além de usufruir dos confortos e vantagens do mundo moderno. Veja como:
· Ao fazer sua instalação elétrica rural, não coloque postes debaixo da rede da Cemig.

 
· Cercas próximas à rede elétrica devem ser seccionadas e aterradas em vários pontos. O aterramento conduz a energia para o solo e reduz o risco de choque.

 
· Não faça queimadas debaixo da rede elétrica. O fogo pode atingir a rede elétrica e causar interrupção de energia a cidades inteiras.

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.