COMPARTILHAR

351jose_aurelio_valadares_melo_41334Os vereadores aprovaram o Projeto de Lei Ordinária 23/2016, que denomina logradouro público a Rua José Emídio, no bairro Santa Edwiges. Aprovado ainda o Projeto de Lei Ordinária 09/2016, que autoriza a prorrogação de prazo de concessão de direito real de uso de imóvel à AGM Socorro e Peças para Autos Ltda.

 

 

Situação social- o momento atual vivido pela sociedade tem sido sempre analisado pelos vereadores. Eles discursaram sobre a atual situação do país tanto econômica quanto social. Os vereadores Leo Bala e Alex Artur fizeram diversas críticas ao atual Governo Federal. O Presidente Francis Saldanha alertou “que as atitudes que a gente tome sejam pensando em Democracia. Não pense em partido político, não pense em projeto de poder, mas que pense no país e pense em Democracia. Porque nós estamos aqui fruto dela. Então isso nós temos que pensar e temos que tomar cuidado gente! O Governo está brincando com esta situação. Não só em nível de corrupção, mas de tudo. Há um risco muito grande de revolta da população e também de lideranças. Eu acho que não ocorreu ainda por causa de desorganização e por causa muitas vezes de mediadores, articuladores. Senão a gente estaria em uma situação muito crítica. Como pessoas públicas, que a gente pense, preze pela Democracia. Porque eu acho que sem ela, é muito pior. Viver fora da Democracia é abrir espaço para um Governo corrupto ou uma ditadura” .

 

 

 

Caçambas de entulhos- O vereador Giordane Alberto exibiu fotos de caçambas de entulhos deixadas em local inadequado no bairro Parque Jardim. Ele alertou o problema que isso causa à população. Giordane relatou que em alguns pontos, as caçambas foram retiradas e o lixo jogado no local. Ele criticou o ato e cobrou fiscalização. O vereador Lucimar Nunes cobrou novamente que seja praticada a Lei que obriga o uso de proteção em caçambas com entulho. A vereadora Palmira Feliciano relatou ter cobrado providências à Prefeitura. O vereador Alex Artur defendeu que a empresa responsável pelas caçambas seja notificada. O vereador Antônio Da Lua relatou ter denunciado por várias vezes a presença dessas caçambas usadas indevidamente na cidade.

 

 

 

Padre Nilo- logo no início da reunião os vereadores fizeram um minuto de silêncio devido ao falecimento do Padre Nilo Caetano. A trajetória desse homem exemplar foi lembrada pelos vereadores. O Presidente Francis Saldanha lamentou o falecimento do Padre Nilo e destacou o trabalho desenvolvido por ele na família e em toda a comunidade.

 

 

 

I.Cismep- O vereador Hudson Bernardes relatou ter identificado divergências nos contratos do I.Cismep analisados por ele. Segundo o vereador o contrato teria gerado prejuízo ao erário público. Hudson lembrou de manifestações dos vereadores com questionamentos ao I.Cismep. Ele sugeriu a criação de uma CPI para identificar os responsáveis e o real prejuízo financeiro causado pelo consórcio.

 

 

 

Espaço da comunidade- o cidadão Geraldino de Sousa Filho utilizou o expediente da Tribuna Livre, onde homenageou o senhor José Benedito de Freitas, que lutou muito pela Democracia. Ele discursou ainda sobre o momento atual no Brasil, e leu uma Nota da CNBB a respeito desse tema. O cidadão José Aurélio Valadares Melo discursou na Participação Popular a respeito de ética na política e na condução dos negócios. Segundo ele, “a pior guerra que existe é a guerra que mata a verdade”. Também na Participação Popular o cidadão Rodrigo Lopes da Silva cobrou alternativas de melhorias para o bairro Vila Nazaré e região. Segundo ele no local não há opções de lazer e a comunidade está esquecida.

 

 

Governo Itinerante- o vereador Nilzon Borges convidou a todos para participarem da 25ª edição do Governo Itinerante que será realizada pela Prefeitura nos dias 31 de março e 1º de abril nas regiões rurais de Cachoeirinha, Marques, Campos e Lopes. O vereador Giordane Alberto sugeriu que a próxima edição do movimento seja feita na região da Várzea da Olaria.

 

 

 

O vereador Giordane Alberto criticou a situação dos buracos em toda a cidade. Os vereadores Hélio Machado, Palmira Feliciano e Édio Gonçalves também discursaram sobre esse assunto. Segundo o vereador Édio a grande preocupação do próximo prefeito será de fazer o recapeamento geral na cidade pois os “tapa-buracos” já não resolvem.

 

 

 

O vereador Maurício Aguiar cobrou a promulgação da Lei que obriga a instalação de biombos em caixas eletrônicos e a contratação de seguranças para atuarem em casas lotéricas. Ele relatou que depende disso para gerar segurança aos usuários.

 

 

O vereador Adão Batista cobrou melhorias para as Zonas Rurais de Itaúna e áreas como os bairros Morro do Sol e Nogueirinha.

 

 

O vereador Lucimar Nunes comentou sobre falhas que foram corrigidas no asfaltamento feito recentemente em Santanense.

 

 

O vereador Alex Artur cobrou providências da Prefeitura para continuidade da obra na Rua Maria do Carmo Myrrha. Ele relatou que a verba está disponível para uso, mas não é liberada por falta de ação da Prefeitura.

 

 

A vereadora Palmira Feliciano cobrou detalhes sobre as reformas feitas em PSF`s na cidade.

 

 

Os vereadores Alex Artur e Lucimar Nunes relataram sobre a existência de árvores que geram risco à comunidade e precisam ser cortadas, mas o Setor de Meio Ambiente não toma providências.

 

 

A vereadora Palmira Feliciano relatou sobre alagamento ocorrido no bairro Itaunense e na Vila Tavares. Ela pediu providências que precisam ser tomadas sobre questões ambientais básicas.

 

 

O vereador Antônio Da Lua agradeceu as sinalizações feitas na cidade pelo Setor de Trânsito a pedido dele.

 

 

O vereador Hudson Bernardes solicitou detalhes sobre a aplicação, pelo IMP, de recursos financeiros do instituto no Banco Santos. Ele pediu informações sobre o termo de alteração do Contrato de Concessão 03/2010, firmado entre o Município de Itaúna e a Funerária Nossa Senhora Aparecida e sobre a execução do Contrato 18/2015, firmado pelo Município com o I.Cismep.

 

 

A vereadora Palmira Feliciano pediu informações sobre os trabalhos desenvolvidos em favor da população no Parque Sindimei.

 

 

O vereador Alex Artur solicitou a implantação de traffic calming na Av. Jove Soares, próximo à esquina com Rua João Dornas e também a limpeza e capina nas ruas Zé Cavaquinho e Maria do Carmo Myrrha, bairro Aeroporto.

 

 

O vereador Antônio Da Lua solicitou a troca da grama e poda de árvores na Praça José Lima Guimarães, na rua Treze de Maio, a manutenção na estrada rural que liga as comunidades de Pedras, Brejo Alegre, Retiro dos Farias e Vista Alegre e a instalação de traffic-calming na Rua São Vicente, Centro. Ele solicitou ainda a instalação de mesas de jogos na Praça localizada no cruzamento das ruas Antônio Gonçalves Calado e Augusto Alves de Souza, bairro Itaunense, reparos na Rua Carolina de Morais, bairro Residencial São Geraldo e elaboração de Projeto de Lei prevendo alterações na Lei 3.979/2005, que versa sobre o transporte de escolares.

 

 

O vereador Giordane Alberto solicitou que seja feita a operação tapa-buracos nas ruas Jorge Antônio da Fonseca e Zé Cavaquinho, bairro Aeroporto, nas ruas Manoel Correa, Enfermeiro Messias e José Luiz Calambau, bairro das Graças. Ele solicitou ainda o asfaltamento da Av. Prefeito Nilton Penido, bairro Belvedere.

 

 

O vereador Gleisinho solicitou a instalação de Traffic-calming na Rua José de Alencar, bairro Irmãos Auler.

 

 

O vereador Hélio Machado solicitou melhorias nas estradas do Vale dos Ipês. Ele fez um pedido para que seja realizada a operação Tapa-buracos nas seguintes vias: Rua Ernesto Vernúcio, bairro Cidade Nova, Rua dos Lampiões, em frente ao nº 286, bairro São Geraldo, Av. Manoel da Custódia, nos bairros Piedade, São Geraldo e Aeroporto e Av. Vicente Nogueira Penido, bairro Cidade Nova.

 

 

O vereador Hudson Bernardes solicitou a pavimentação asfáltica da Rua Paracatu, bairro Nogueirinha.

 

 

O vereador Marcinho Hakuna solicitou serviços de prevenção e combate a focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti nas proximidades da sede da empresa Sidersa, bairro Leonane.

 

 

O vereador Nilzon Borges solicitou a afixação de placa de embarque e desembarque de alunos na rua Geniplo Dornas e a instalação de traffic calming na Rua João Rodrigues de Oliveira, bairro Morada Nova.

 

 

A vereadora Palmira Feliciano solicitou a realização de obras de restruturação nas vias localizadas nos bairros Vila Vilaça e Vila Tavares e a criação de Projeto de Recuperação da área de preservação ambiental localizada na Rua Alzira Gonçalves, bairro Vila Nazaré.

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.