COMPARTILHAR

Entrega Teclado NaicEquipamento foi criado por vereador para auxiliar pessoas com deficiência ou dificuldade na coordenação motora

 

 

Na semana passada foi entregue às crianças e funcionários do Núcleo de Assistência Integral a Criança – Naic e Atendimento Educacional Especializado – AEE um Teclado Iconográfico Combinatório, também conhecido como TIC. O equipamento foi desenvolvido pelo vereador Gleison Fernandes, que também esteve no local.

 

 

A Secretária de Educação e Cultura Maria Virgínia Morais Garcia falou da importância da Administração entregar às crianças o equipamento: “O Naic e AEE fazem um trabalho fundamental no município. Este teclado vai auxiliar ainda mais as crianças que tem dificuldade de aprendizagem. Como temos uma demanda grande, temos que buscar a melhor forma de trabalhar com eles, temos profissionais muito capacitados e equipamentos como este sempre ajudam no trabalho. Nossa intenção é que as escolas também tenham este teclado, quando pudermos adquiri-los”, disse Maria Virgínia.

 

 

O TIC auxilia pessoas que têm deficiência, ou dificuldade na coordenação motora. As teclas são maiores e distantes umas das outras e para gerar um caractere são usadas duas teclas com a combinação de cores.

 

 

A Coordenadora do Naic e AEE, Adriete Márcia agradeceu à Administração pelo equipamento: “É muito importante pois faz parte da tecnologia assistiva. Antes fazíamos adaptações para as crianças que têm dificuldades, no caso das que têm mobilidade reduzida, ou que não tem coordenação motora não muito adequada para utilizar um teclado normal. Então será muito válido para podermos fazer este trabalho com as crianças, além de trabalhar a concentração e memória. Ficamos muito satisfeitos”, disse Adriete Márcia.

 

 

Sobre o Naic e AEE
Implantado em 2007 no município, o Naic oferece assistência multidisciplinar aos 160 estudantes com dificuldades na aprendizagem e desenvolvimento escolar. O trabalho é feito através de uma equipe especializada capaz de diagnosticar e desenvolver competências específicas a serem trabalhadas com o aluno. Normalmente o encaminhamento para o Naic, é realizado após a sua participação no AEE, aonde o professor identifica o grau necessidade do aluno.O Núcleo oferece aos estudantes da rede pública atendimentos com fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, psicopedagoga a equipe conta também com duas professoras do AEE, que fazem o acompanhamento pedagógico do aluno. Ainda estão em fase de contratação dois psicólogos e um arteterapeuta, que trabalha as competências através do desenvolvimento artístico. A proposta do Naic é também um grande desafio social. O desenvolvimento desse trabalho não implica somente em resultados escolares, o principal objetivo é desenvolver a autoestima da criança.

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.