COMPARTILHAR

Eduardo Nogueira MelloCampanha “Capoeirista Sangue Bom” promove solidariedade e incentiva a doação aos bancos de sangue

 

 
Solidariedade, este é um dos principais preceitos pregados pela Abadá – Capoeira (Associação Brasileira de Apoio e Desenvolvimento da Arte-Capoeira) em todo o mundo e em Itaúna não poderia ser diferente. Mantida na cidade há 20 anos por Denis Mariano (Instrutor Filhote), a Abadá realiza inúmeras campanhas anualmente, voltadas para o bem-estar social. Este ano as atenções estão concentradas na campanha “Capoeirista Sangue Bom”, com o objetivo de incentivar alunos e comunidade no geral a doarem sangue para quem precisa.

 

 

 

A campanha voltou a ser promovida pelo Instrutor Filhote em janeiro, quando uma de suas alunas precisou de doadores para ajudar seu pai e desde então tem ganhado cada vez mais a atenção dos capoeiristas da cidade. Vários capoeiristas de Itaúna já fizeram a doação de sangue no Hemominas em Divinópolis. No dia 18 de março mais um grupo foi até a cidade vizinha dar sua contribuição para ajudar a salvar vidas.

 

 

 

“Falta sangue nos bancos e uma doação pode salvar uma vida. Tenho incentivado meus alunos a doarem e também realizado ações para promover a campanha. Fizemos camisas, roda na praça com capoeiristas de várias cidades da região, como Belo Horizonte, Contagem, Betim, Divinópolis e Pará de Minas, e também fizemos um banner orientando as pessoas sobre a doação. Procurei envolver também as crianças na promoção da campanha de doação de sangue, porque solidariedade é um assunto que tem que ser ensinado desde cedo, principalmente com exemplos”, comentou Filhote sobre sua iniciativa.

 

 

 
Transporte gratuito para o Hemominas

 

 
A Prefeitura de Itaúna, por meio da Secretaria de Saúde, disponibiliza transporte para o Hemominas, em Divinópolis, toda sexta-feira, com saída às 7h da porta da Prefeitura ou do Hospital Manoel Gonçalves. Basta o doador entrar em contato com a Secretaria, pelo (37) 3241-4999/ 3241-2266, ou com o hospital, pelo (37) 3249 – 4999, e agendar o dia da doação.

 

 
Quem pode doar
– Maiores de 18 anos
– Acima de 50 KG
– Com a saúde em perfeitas condições (sem gripe, resfriado e febre)
– Não usuários de psicotrópicos (medicamentos tarja preta)
– Quem não teve hepatite após os 10 anos.

 

Obs.:Para doar sangue é preciso fazer uma alimentação leve (somente café da manhã), não ingerir bebidas alcoólicas 24 horas antes e não fumar 2 horas antes e 2 horas depois da doação.

 

 
O Hemominas fica na Rua José Gabriel Medef, 221, Divinópolis, e o telefone é (37) 3216-6500.

COMPARTILHAR

Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.