COMPARTILHAR

2016 07 04 - Como Gerir SST na Era do e-Social (8) - CópiaO Sindimei – Sindicato Intermunicipal das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Itaúna realizou na última quinta-feira (07), o Curso “Como fazer a gestão de SST na era do eSocial”.

 

 

Participaram 31 representantes das indústrias associadas ao SINDIMEI e à Associação Comercial e Empresarial de Itaúna – ACE. A engenheira civil, com especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho, Cláudia Pellegrinelli, de Belo Horizonte, foi quem ministrou o curso.

 

 

Pellegrinelli apresentou a importância de uma boa gestão do eSocial que entrará em vigor a partir setembro de 2015, para empresas que tiveram faturamento maior que 78 milhões de reais em 2014.

 

 

O eSocial é um projeto do governo federal que unificará as informações do empregador em relação aos seus empregados. Todos os dados referentes ao trabalhador serão inseridos em um só sistema, sendo muito importante ter um bom acompanhamento entre os documentos físicos e as informações inseridas nele para evitar quaisquer irregularidades e problemas fiscais.

 

 

A instrutora citou que, inicialmente será preciso uma dedicação exclusiva para a implantação, mas valerá muito a pena, pois a empresa terá uma gestão eficaz das informações relativas ao trabalhador.

 

 

O sistema tem como princípio eliminar a redundância, aprimorar a qualidade das informações relativas e simplificar o cumprimento das obrigações trabalhistas.

 

 

O curso foi realizado pelo SINDIMEI, em parceria com as entidades integrantes do CDE (ACE Itaúna, CDL Itaúna, Aconita e Sicoob Centro-Oeste), sendo mais uma ação do PDA – Programa de Desenvolvimento Associativo, promovido pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI), com o apoio Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG).

 

 

Destaca-se a participação de empresas filiadas aos sindicatos patronais: Sindicato da Indústria de Fiação e Tecelagem (SIFT), Sindicato das Indústrias de Cerveja e Bebidas em Geral do Estado de Minas Gerais (Sindbebidas) e Sindicato da Indústria de Explosivos no Estado de Minas Gerais (Sindiemg), além de representantes do Serviço Social da Indústria (SESI).

 

 
Para mais informações sobre a nova ferramenta acesse: www.esocial.gov.br

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.