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cemig7Investimentos no combate a ligações clandestinas evitam acidentes e sobrecargas na rede

 

A Cemig tem intensificado os seus esforços para combater as irregularidades na medição nos 774 municípios de sua área de concessão. Entre 2012 e 2016, a empresa identificou aproximadamente 90 mil ligações irregulares e somente no ano passado, 1.647 ligações clandestinas, popularmente conhecidas como “gatos”, foram desativadas. De acordo com a concessionária, o valor da conta de energia é impactada pelas fraudes, uma vez que a eletricidade desviada é rateada entre os outros consumidores.

 

Fazer “gato” é crime previsto no artigo 155 do Código Penal e prevê multas e pena de um a oito anos de reclusão, além da obrigação de ressarcir toda energia furtada e não faturada em até 36 meses, de forma retroativa. A prática também pode ocasionar acidentes fatais, além de incêndios e danos à rede elétrica.

 

De acordo com Marco Antônio de Almeida, gerente de Gestão e Controle da Medição, das Perdas Comerciais e da Adimplência da Distribuição da Cemig, além da sobrecarga na rede elétrica, as ligações irregulares podem causar graves acidentes.

 

 
“As ligações irregulares também podem causar danos aos equipamentos elétricos e queda na qualidade da energia, devido às constantes interrupções no sistema elétrico provocadas pela sobrecarga gerada pelo consumo irregular. Além disso, são registradas várias ocorrências de rompimento de fios e queima de transformadores devido a essa prática criminosa”, afirma Marco Antônio de Almeida.

 

 
Os consumidores que quiserem informar a Cemig sobre possíveis irregularidades devem entrar em contato pelo telefone 116 – que funciona 24 horas – e também pelos outros canais de comunicação da empresa.

 
Investimento contra as irregularidades
A atuação no combate ao furto de energia é de extrema importância, porque gera benefícios para a toda sociedade. Além de preservar a segurança da população e coibir esse tipo de crime, a diminuição das perdas decorrentes das ligações clandestinas reflete diretamente na tarifa de energia, pois a energia furtada é considerada na composição da tarifa.

 

Neste sentido, a Cemig tem promovido diversas ações para reduzir o número de ligações irregulares. Entre as iniciativas estão a utilização de softwares de inteligência para seleção de alvos e o monitoramento à distância do consumo de grandes clientes. Por meio do Centro Integrado de Medição é possível identificar instantaneamente qualquer anomalia no padrão de consumo de energia destes grandes clientes – aproximadamente 13 mil clientes que representam cerca de 45% do faturamento da Cemig – e enviar equipes de campo para regularização das fraudes.

 

As informações geradas pelo sistema são enviadas para o Centro Integrado de Medição (CIM) da Cemig, localizado no Barro Preto, região Centro-Sul de Belo Horizonte. Com aparelhos de alta tecnologia, o Centro monitora desde a leitura do medidor até a programação de corte e religamento, passando pela identificação de fraudes e interferências indevidas no equipamento, por parte do consumidor.

 

Com investimentos de cerca de R$ 12 milhões, o Centro conta com uma sala de operação projetada para funcionar com 21 postos de trabalho, sendo 12 destinados às atividades de monitoramento dos sistemas de medição e nove para seleção de alvos de inspeção.

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