COMPARTILHAR

Caroline ArcariCaroline Arcari, que já recebeu diversos prêmios e formou mais de 10 mil educadores em diversos municípios brasileiros, ministrará palestra gratuita em Itaúna

 

 

O Centro de Referência Especializado em Assistência Social – CREAS de Itaúna convida a todos para o evento de capacitação sobre prevenção à violência sexual contra crianças e adolescentes. O evento será realizado no dia 16 de maio, das 7 às 17h, no Teatro Sílvio de Mattos, e terá como palestrante Caroline Arcari.

 
Pedagoga, educadora sexual e escritora, Caroline Arcari é convidada de importantes congressos nacionais da área da sexualidade humana. Ele recebeu o Prêmio Paulo Freire Apta do Ministério da Saúde por dois anos consecutivos, por atuar em projetos inovadores de Educação Sexual para crianças. Caroline já formou mais de 10 mil educadores em diversos municípios brasileiros e seus projetos beneficiaram mais de 250 mil alunos da rede pública desde 2006. Em 2011, a autora recebeu o prêmio de melhor trabalho de tema livre do Congresso Brasileiro de DST/AIDS. Em 2014, com o livro PIPO E FIFI, recebeu o Prêmio Neide Castanha de Direitos Humanos, em Brasília, por boas práticas na defesa dos direitos da criança e do adolescente. Também nesse mesmo ano, a obra venceu o Prêmio Criança, da Fundação Abrinq e Save the Children. Consultora na área de Educação Sexual e Enfrentamento da Violência Sexual infanto-juvenil para instituições públicas e privadas de educação, saúde e promoção social, a autora já prestou consultorias e revisão para revistas de Educação como: Nova Escola, Revista Mestre, Projetos Escolares: Educação Infantil, Projetos Escolares: Creche, Projetos Escolares: Ensino Fundamental, Revista Pátio e outros jornais e publicações nacionais.

 
O evento é gratuito. Os interessados devem apenas encaminhar a confirmação da participação no evento para o e-mail capacitacaocreasitauna@gmail.com. O Teatro Sílvio de Mattos fica na Rua Antônio Corradi, 55, no Centro. Mais informações pelo telefone (37) 3242-8388 ou pelo (37) 3241-3461 (falar com Lívia, Deivid ou Jailson).
Para conhecer mais do trabalho desenvolvido pela palestrante Caroline Arcari e suas qualificações acesse www.institutocores.org.br ou www.pipoefifi.org.br.

 

 

Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

 

 

No dia 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espirito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000. O “Caso Araceli”, como ficou conhecido, ocorreu há quase 40 anos, mas, infelizmente, situações absurdas como essa ainda se repetem. Por isso a capacitação dos nossos profissionais na prevenção à violência sexual contra crianças e adolescentes é tão importante. Além de Itaúna, profissionais de outras cidades da região foram convidados para o evento, tamanha sua importância para nossa sociedade.

 

 

Denúncias

No Brasil o “Disque 100”, criado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, é um serviço de recebimento, encaminhamento e monitoramento de denúncias de violência contra crianças e adolescentes. O “Disque 100” funciona diariamente de 8h às 22h, inclusive aos finais de semana e feriados. As denúncias são anônimas e podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita para o número 100; e do exterior pelo número telefônico pago 55 61 3212-8400 ou pelo endereço eletrônico: disquedenuncia@sedh.gov.br.
A intenção do 18 de maio é mobilizar e convocar toda a sociedade a participar dessa luta e proteger nossas crianças e adolescentes. A data reafirma a importância de se denunciar e responsabilizar os autores de violência sexual contra a população infanto-juvenil.

 
Fonte: SOS Casa de Acolhida

COMPARTILHAR

Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.