COMPARTILHAR

2016042914110300000087346_premio-mineiro-boas-praticasColeta seletiva e gestão de resíduos conquistam a mais importante premiação municipalista de Minas Gerais

 

 

A coleta seletiva e a gestão própria de resíduos de Itaúna conquistaram o primeiro lugar do Prêmio Mineiro de Boas Práticas da Gestão Municipal, reconhecido como um dos mais importantes prêmios municipalistas do Brasil e o mais importante de Minas Gerais. A premiação aconteceu na noite de quarta-feira, 04/05, durante o 33º Congresso Mineiro de Municípios, em Belo Horizonte. “Esta premiação é de toda a população de Itaúna, que serve de exemplo para várias cidades brasileiras. Quando o cidadão separa o lixo em casa em secos e molhados, além de contribuir de forma significativa para a preservação do meio ambiente, ele também coloca Itaúna em destaque no mundo.

 

 

Estamos muito felizes pelo reconhecimento do nosso trabalho de gestão em parceria com os moradores e com a Coopert. Sabemos que podemos melhorar, mas esta premiação nos indica que estamos no caminho certo. Parabéns itaunenses, esta conquista é de todos nós”, afirmou o Prefeito Osmando Pereira da Silva ao receber o troféu no palco do evento.

 
Com um índice de reciclagem de mais de 23%, enquanto o Brasil tem média de 3%, e valorização e fortalecimento dos catadores por meio da contratação da Coopert (Cooperativa de Reciclagem e Trabalho) Itaúna atrai a atenção de pessoas e gestores de várias partes do Brasil e do mundo. O Prêmio Mineiro de Boas Práticas de Gestão foi criado pela Associação Mineira de Municípios para reconhecer as boas práticas na gestão pública municipal e está em sua sexta edição. Em 2016 a premiação teve número recorde de inscritos.

 
O estande de Itaúna no 33º Congresso Mineiro de Municípios foi um dos mais visitados. Gestores de várias cidades mineiras buscaram informações sobre a forma de gestão e contratação dos catadores para a coleta seletiva. Muitas cidades já estão em processo de implantação do projeto com base no exemplo de Itaúna. Enquanto recebiam as informações, os gestores degustavam produtos produzidos em Itaúna, como queijo e doce de leite Cooperita, café expresso do Café das Gerais, picolés e sorvetes da Toc Frio e água mineral Viva. Os móveis do estande foram cedidos pela Arte Mineira e o projeto de decoração foi da decoradora Sandra Fares. Tudo sem custo para os cofres públicos, em uma parceria dos empresários com o município para divulgação positiva da cidade e dos produtos produzidos em Itaúna.

 
‪Foto:Mariana Valentim

COMPARTILHAR

Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.