COMPARTILHAR

DSCN0548Apesar da dificuldade do Estado em repassar as doses, gerente de vigilância em Saúde do município acredita que meta será alcançada até o dia 20

 

 

Nesta segunda-feira, 09/05, a Secretaria Municipal de Saúde de Itaúna atualizou os números referentes à campanha de vacinação contra o vírus Influenza, entre eles o mais temido, H1N1. E de acordo com as informações, a média de vacinação do público-alvo na cidade é superior a atingida em todo o país. Enquanto em Itaúna a cobertura foi de 67,56% no Brasil este número foi de 56,99%.

 

 

Gerente de Vigilância em Saúde do município, Antônio Delgado, informa que a vacinação tem seguido dentro da normalidade. Ele acredita que este índice será bem superior até o fim da campanha, apesar das dificuldades do governo do Estado em fornecer as doses necessárias. “Está indo tudo bem. Nessa semana já estamos repondo as doses e a partir da tarde desta terça-feira (10 de maio) todos os postos de Saúde terão a vacina. Ao todo, conseguimos mais 1500 doses, mas, mesmo assim, ainda precisamos que o Estado repasse outras quatro mil para que possamos atingir a meta”, esclareceu.

 

 
Vale ressaltar que a campanha se estende até o próximo dia 20 de maio.

 

 

Gestantes preocupam

 

 

Apesar do otimismo de Antônio Delgado e do bom índice atingido até o momento, um dos grupos a que se destinam a vacinação preocupa. Menos de 50% das gestantes de Itaúna procuraram um posto de vacinação, sendo que a Organização Mundial de Saúde é clara quanto aos riscos para o grupo. “Considera-se que as mulheres grávidas são especialmente vulneráveis às infecções por Influenza, segundo a avaliação dos dados sobre morbidade e mortalidade de pandemias e temporadas de Influenza anteriores”. Antônio Delgado confirma que este tipo de atitude por parte das gestantes é normal, já que elas evitam medicamentos neste período, porém, reforça que a vacina é fundamental para a mãe e o bebê.

 

 

Confira os dados gerais da vacinação

 

 

Total público-alvo

Vacinadas

Crianças

4.688

2.862

Gestantes

832

409

Puérperas

137

91

Idosos

9.981

6.455

Trabalhadores da saúde

916

1.368

TOTAL 16.554 11.185

COMPARTILHAR

Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.