COMPARTILHAR

Projeto CRAS EM CENA - Nos bastidores do cotidianoSó em 2015 o CRAS acompanhou mais de oito mil famílias

 

 
A Assistência Social é fundamental na construção da cidadania, da criação de oportunidades, principalmente para crianças e jovens, proporcionando perspectivas de uma vida melhor e possibilitando o fortalecimento de vínculos familiares e de amizades. No bairro Vila Tavares, região atendida pela 27ª edição do Governo Itinerante, está sediado um dos carros-chefes da Secretaria Municipal de Assistência Social, o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS. Só em 2015 o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) do CRAS acompanhou 8.158 famílias. Já o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) atendeu 7.520 indivíduos.

 

 

 

Mais conhecida como “Casa das Famílias”, o CRAS é referência na proteção social básica, que tem como objetivo prevenir situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Cada uma das situações de fragilidade enfrentadas pelos cidadãos deve receber um tipo de atenção diferenciada, de acordo com as necessidades de cada um. Além disso, as potencialidades das famílias devem ser ponto de partida para a organização dos serviços de proteção básica de assistência social, que estimulam a participação social.

 

 

 

Atendimento em casa

Para pessoas com deficiência e idosos que não podem frequentar a sede do CRAS, é desenvolvido o Serviço de Proteção Social no Domicílio. O serviço visa garantir os direitos dessas pessoas, o desenvolvimento de mecanismos para inclusão social, a igualdade de oportunidades, além de prevenir situações de exclusão e isolamento dessas pessoas. Em 2015 este serviço foi realizado com 499 pessoas idosas e/ou com deficiência.

 

 

 

São vários os exemplos de pessoas que deixaram a situação da extrema pobreza e conseguiram melhorar a qualidade de vida de suas famílias, conquistaram colocação profissional e aumento da renda, entre outros benefícios, através do CRAS. Na unidade os usuários são recebidos, acolhidos, fazem o cadastro e suas famílias são acompanhadas pelo corpo técnico da unidade. O CRAS promove diversas oficinas e fomenta parcerias para promover cursos técnicos.

 

 

CRAS em movimento

Os serviços do CRAS têm se expandido cada vez mais. Por meio do Projeto CRAS em Movimento, novas parcerias com outras entidades foram estabelecidas, levando para mais pessoas as ações da unidade, abrangendo psicólogos, assistentes sociais e oficineiros. Uma das principais parcerias do CRAS foi com a Associação Comunitária do bairro Vila Nazaré, que disponibilizou o salão comunitário para o funcionamento de uma segunda unidade do Centro de Referência de Assistência Social.

 

 
O CRAS sempre está presente no Governo Itinerante, onde, além de todas suas atribuições, realiza o pedido de segunda via de certidão de nascimento e casamento gratuitamente. Nesta 27ª edição do GI atenderá aos moradores do bairro Irmãos Auler abrangendo também aos bairros Vila Vilaça, Vila Tavares, Antunes e Eldorado, tendo a Escola Estadual Padre Luiz Turkemburg como central de operações do programa.

 

 
Foto: O foco do Projeto Cras em Cena é a construção de cenas cotidianas que incitem a reflexão dos problemas vivenciados, discutindo-os e ensaiando alternativas para a superação de todo tipo de violência

COMPARTILHAR

Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.