COMPARTILHAR

camara-municipal1-300x295Foi aprovado pelos vereadores o Projeto de Lei 35/2016, de autoria do Secretário Gil Máximo, que declara de Utilidade Pública a Associação “A Colheita”. Aprovado ainda o Projeto de Moção de Aplausos ao Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Itaúna e Região. A autoria é do vereador Leo Bala.

 

 

Segurança- o vereador Hélio Machado comentou sobre ação de bandidos que fizeram um pequeno “arrastão” em Garcias, furtando vários objetos de populares em comércios. Ele sugeriu a volta de Postos de Policiamento. O Presidente Francis Saldanha falou sobre reunião feita por ele e o Prefeito de Itaúna junto ao Secretário de Defesa Social, Antônio Augusto dos Anjos, onde eles cobraram a volta de realização do Plantão da Polícia Civil em Itaúna. Francis disse ter saído da reunião com a promessa de se viabilizar a Delegacia Regional na cidade. Ele ressaltou a falta de verbas tanto para a Polícia Militar quanto para a Polícia Civil e informou não haver risco de Itaúna pertencer à Regional Pará de Minas. Francis é representante no Fórum Regional, onde a criação da Delegacia Regional em Itaúna foi solicitada como prioridade. A vereadora Palmira Feliciano alertou que a segurança é um problema social que depende de ação formadora das crianças.

 

 

 

Plenário da Cidadania- o Presidente Francis Saldanha apresentou um levantamento da semana de palestras realizada pela Câmara no mês passado. Ele classificou o resultado com uma participação muito positiva. Na avaliação feita pelos participantes a Câmara foi muito elogiada pela iniciativa, por abrir espaço à população. Foi sugerido pelos participantes que sejam promovidos mais desses eventos com temas como educação, saúde e meio ambiente. Francis reafirmou o objetivo da Câmara com esse evento, que é de levar informação à comunidade e abrir espaço ao debate.

 

 

Combate à dengue- o vereador Gleisinho sugeriu que a Prefeitura adquira drones com câmeras acopladas, para auxiliar no combate à Dengue. Ele alertou para o grande perigo que a cidade tem enfrentado, devido ao mosquito transmissor desta e de outras doenças graves. A vereadora Palmira Feliciano cobrou investimento em biodiversidade para combater naturalmente mosquitos transmissores de doenças. O vereador Lucimar Nunes informou sobre trabalho feito por ele junto à equipe de combate à Dengue, como forma de diminuir o grande número de casos da doença na cidade.

 

 

 

Acompanhe outras discussões dos vereadores

 

O Presidente Francis Saldanha parabenizou os Promotores de Justiça por terem agido em relação aos cidadãos que realizaram propaganda eleitoral extemporânea negativa.

 

 

O vereador Hudson Bernardes sugeriu que a Câmara contrate a emissão de Parecer Jurídico externo sobre projeto relacionado aos salários de servidores.

 

 

O vereador Maurício Aguiar criticou servidor do Saae que tem feito divulgação negativa contra os vereadores em relação à Taxa de Lixo.

 

 

O vereador Antônio Da Lua discursou sobre a Rua São Vicente, onde muitos pedem para se tornar mão única e outros discordam. Segundo ele a segurança deve ser priorizada.

 

 

O vereador Joel Márcio cobrou a execução do Projeto da Semana de Valorização da Família.

 

 

O vereador Giordane Alberto agradeceu ao Executivo pela captação de água que está sendo feita na Avenida Valter Mendes, atendendo a um pedido da comunidade. Giordane reclamou de funcionária da Secretaria de Educação que criticou o ato de vereadores fazerem pedidos à Secretaria. Ele relatou que isso é feito para atender às necessidades do povo.

 

 

O vereador Joel Márcio criticou a demora do Executivo em atender as indicações feitas por ele. Segundo o vereador, o grande prejudicado com isso é o povo.

 

 

O vereador Antônio Da Lua sugeriu que o projeto relacionado às vistorias de vans seja votado o mais breve possível.

 

 

O vereador Joel Márcio falou da precaridade do Caic, prejudicando a educação e impossibilitando a realização de eventos.

 

 

Os vereadores Adão Batista de Lima, Hudson Bernardes, Márcio Hakuna, Joel Márcio e Palmira Feliciano solicitaram à Presidência da Câmara cópia do Processo de Licitação modalidade Pregão nº 081/2015. Eles pediram ainda informações ao Executivo sobre a existência de chacreamento ou loteamento na comunidade rural do Córrego do Soldado.

 

 

O vereador Adão Batista solicitou informações sobre a aquisição, pelo Saae, de aparelhos aspiradores de via pública.

 

 

O vereador Marcinho Hakuna solicitou recapeamento e pavimentação asfáltica da Av. Getúlio Vargas, Centro.

 

 

O vereador Edio Gonçalves solicitou a revitalização da Praça do Cruzeiro, na rua Martim Francisco, bairro Santanense.

 

 

O vereador Joel Márcio solicitou a troca de 3 lâmpadas queimadas em postes da rua Francisco Carvalho da Silva, bairro Morada Nova.

 

 

O vereador Lucimar Nunes solicitou a implementação de traffic-calming na Av. Faria Tavares, bairro Parque Jardim.

 

 

O vereador Gleisinho solicitou a iluminação pública na rua Rafael Robson Pincer e a instalação de traffic-calming na Rua João Nogueira Penido, bairro Piedade.

 

 

O vereador Alex Artur solicitou reforço na sinalização e recapeamento das ruas do bairro Três Marias.

 

 

O vereador Hélio Machado solicitou a instalação de traffic-calming na Rua Zulmira Alves Abreu, bairro Vila Vilaça.

 

 

 

A vereadora Palmira Feliciano solicitou a instalação de um sistema de traffic-calming na Av. Lenhita, bairro Padre Eustáquio.

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.