COMPARTILHAR

exposiçãoorquideas2Encontro vai de sexta a domingo e espera a presença de cerca de três mil pessoas

 

Começou na tarde desta sexta-feira a XXXV Exposição de Orquídeas de Itaúna, com a participação de colecionadores e apaixonados pela planta de todo o país. O encontro vai até domingo e espera atrair pelo menos três mil pessoas, de todas as idades, na área externa do Espaço Cultural, na Avenida Jove Soares.

 

De acordo com o presidente da Associação Orquidófila de Itaúna, Fernando Ferreira da Silva, participam colecionadores de vários estados do país, como São Paulo, Espírito Santo, além de associações de toda a região.

 
Competição

Além da exposição e da possibilidade das pessoas comprarem alguns exemplares, ainda existe uma banca julgadora que premia as três melhores orquídeas em 14 categorias diferentes. “São analisadas as cores, formas, tipos, dentre vários outros quesitos. A banca julgadora é formada por 15 membros treinados pela Coordenadoria da Associação Orquidófila Brasileira. Eles dão notas de quatro a oito, sendo que as três primeiras de cada categoria levam para casa troféus e certificados emitidos pela entidade” – explicou.

 

Fernando, apaixonado pelas flores a mais de 25 anos, conta ainda que ficam expostas plantas que ultrapassam os R$ 20 mil, e que por serem tão valiosas merecem cuidados especiais. “Pedimos às pessoas que não encostem nas plantas para que elas não sofram nenhum tipo de dano. Imagina a vergonha que ficaríamos se alguém estragasse uma planta num valor desses” – brincou.

 

Sócio-proprietário de uma imobiliária próxima à exposição, João Paulo Penido comentou a importância de um evento como este realizado na cidade. “Não entendo do julgamento que é feito, mas acredito que a maioria das pessoas só enxerga a beleza das orquídeas. O evento já se tornou tradição em Itaúna e sempre que posso compareço e até levo alguma para minha esposa”.

 

As orquídeas premiadas serão conhecidas na noite desta sexta-feira e ficaram expostas durante todo o final de semana. No sábado a exposição fica aberta de 9h às 21h, enquanto que no domingo de 9h às 15h. A partir de então a organização premiará os vencedores e o evento se encerra às 16h.

COMPARTILHAR

Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.