COMPARTILHAR

posto_de_saudeSexta Unidade de Saúde inaugurada completa o programa Saúde Junto de Você com atendimento de mais de 22 mil pessoas

 

Com a inauguração da Unidade Básica de Saúde Castorina Pereira de Jesus, no bairro Padre Eustáquio, a administração municipal, comandada pelo prefeito Osmando Pereira da Silva, completou o programa “Saúde Junto de Você”. Iniciado em março de 2014, o programa foi responsável pela implantação de seis unidades de saúde como a do bairro Padre Eustáquio. Numa cerimônia realizada na manhã desta segunda-feira (16), o prefeito Osmando Pereira e a secretária de Saúde Ângela Amaral falaram sobre a importância desta obra e dos benefícios diretos que ela trará para cerca de quatro mil pessoas da região. A solenidade contou ainda com o vice-prefeito Antônio de Miranda, além dos vereadores Francis Saldanha, Gil Máximo e Tonho da Lua.

 

 

Segundo Ângela, esta reinauguração marcou o fechamento de um ciclo, iniciado em março de 2014. “Esta é uma data muito especial em nosso mandato porque estamos completando o nosso programa Saúde Junto de Você, que iniciamos em março de 2014. Tínhamos a meta de levar a saúde para próximo da população. Com a inauguração de hoje completamos a abertura de seis novas unidades que beneficia mais de 22 mil cidadãos itaunenses”.

 

 

 

O prefeito Osmando também falou sobre a importância da obra, afinal, o bairro Padre Eustáquio funciona como o centro da região. Mas ele não se deu por satisfeito e confessou a vontade de abrir uma UBS também no bairro Santa Edwiges. “Esta obra no bairro Padre Eustáquio tem um significado especial porque aqui é o centro da região, além disso, é um bairro com muitas pessoas com a minha idade, vamos dizer assim, por isso essa unidade vai ter uma importância muito grande. E eu também tenho o desejo de criar uma unidade na região do bairro Santa Edwiges, e só não fizemos ainda porque não conseguimos encontrar uma casa para alugar, já que o imóvel precisa estar dentro de certas determinações. Mas se der, vamos viabilizar mais uma unidade de saúde ainda este ano”.

 

 

 

Homenageada
Castorina Pereira de Jesus, que dá nome a esta UBS, nasceu no Espírito Santo em 1894, depois se mudou para Itatiaiuçu até se fixar definitivamente em Itaúna, onde vendia retalhos. Ela faleceu com 88 anos e deixou uma família de duas filhas, 17 netos, 65 bisnetos e uma tataraneta. Tamanho seu carisma na região, Castorina era conhecida pelo apelido carinhoso de “Mãe Véia”, e por sua bondade recebeu a homenagem da comunidade.

 

 

Funcionamento

 
A UBS vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, e vai oferecer os seguintes atendimentos:

 
– acolhimento aos usuários;
– consulta médica;
– consulta de enfermagem;
– realização de visitas domiciliares;
– realização de puericultura;
– coleta de exame Papanicolau;
– realização de exame clínico das mamas;
– realização de grupos de educação em saúde;
– aplicação de vacinas;
– realização de curativos, nebulização, retirada de pontos e administração de injeções intramusculares;
– agendamento de especialidades e exames conforme disponibilidade da regulação; e
– pesquisa de satisfação do usuário.

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.