COMPARTILHAR

20160531_095026Equipamentos vão ajudar na segurança de motoristas e pedestres

 

 

A Gerência Superior de Iluminação Pública, da Secretaria de Infraestrutura e Serviços, e a Gerência Superior de Mobilidade Urbana, da Secretaria de Regulação Urbana, se uniram para viabilizar a implantação de mais dois conjuntos semafóricos em Itaúna. O primeiro deles está sendo instalado no cruzamento da Avenida Jove Soares com a Rua Doutor Pereira Lima, enquanto o outro vai contemplar a Avenida Dorinato Lima, esquina com a Rua Sesóstres Milagres (rua da Gruta).

 
De acordo com o Gestor da Gerência Superior de Iluminação Pública, Geovane Vilela, as intervenções vão melhorar o trânsito, além de diminuírem o número de acidentes : “As diretrizes foram traçadas pelo Prefeito Osmando Pereira da Silva, que determinou as novas interferências no trânsito itaunense. Assim, foram contempladas a Avenida Jove Soares, esquina com a Rua Dr. Pereira Lima, local onde havia muitos acidentes e um verdadeiro gargalo nos horários de pico. Esse problema travava o trânsito e gerava muitos engarrafamentos”, explicou o Gerente em Iluminação Pública.

 

 
Outro ponto com alto índice de acidentes e engarrafamentos era a Avenida Dorinato Lima, esquina com a Rua Sesóstres Milagres, no bairro de Lourdes. “A obra nesse local vai dar mais segurança e fluidez ao trânsito. Basta lembrar a confusão ali, nas quartas-feiras, quando mais de mil homens se reúnem para rezar o Terço na Gruta de Nossa Senhora de Itaúna. A medida dará mais segurança a este público tão especial”, destacou Vilela.

 
O trabalho segue para que os equipamentos comecem a funcionar na próxima sexta-feira , dia 10 de junho. Nesta segunda e terça, serão instalados os padrões de medição da energia da Cemig. Na sexta-feira os novos semáforos entram em funcionamento.

 
Semáforos com energia solar

 
No cruzamento das ruas Getúlio Vargas, Professor Francisco Santiago e Capitão Vicente, no centro, em breve será instalado um conjunto semafórico provido com energia fotovoltaica, que é a energia produzida a partir da luz solar. Mesmo em dias chuvosos ou nublados ela funciona, mas claro que quanto maior for a radiação solar maior será a quantidade de eletricidade produzida.

 

 
Geovane Vilela explicou o motivo para esta medida: “Nesse local há, de forma reiterada, queda de energia elétrica, um problema crônico ainda não solucionado pela Cemig. Assim, o semáforo fica desligado por três, quatro ou cinco horas, até que a empresa estatal faça o reparo. Isto vem gerando, constantemente, grandes transtornos aos motoristas, com risco real de acidentes graves”, esclareceu.

 

 
Além de solucionar o problema da falta de energia, o novo sistema ainda propicia a economia de eletricidade. De acordo com o fornecedor do equipamento, este tipo de semáforo é dos mais modernos de toda a América Latina. As primeiras obras no local, com instalação de novos postes metálicos e suporte para o sistema fotovoltaico, já estão concluídas. O novo semáforo entrará em funcionamento até o final do mês de junho, garantiu Vilela.

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.