COMPARTILHAR

samuregionalVisita pode antecipar liberação das ambulâncias do Consórcio Intermunicipal de Urgência e Emergência para o município

 
Nesta sexta-feira, dia 08/07, o SAMU de Itaúna recebeu a visita de técnicos do Ministério da Saúde, para verificação das condições de funcionamento do serviço. Foram verificados todos os requisitos da portaria número 1663/2008, do Ministério da Saúde, que habilitou o SAMU em Itaúna, e estabelece as condições para o funcionamento do serviço. Foi verificado pelos técnicos que a equipe de trabalho se encontra completa, materiais, equipamentos e medicamentos em quantidades suficientes e em boas condições de uso, e a estrutura física está adequada.

 

 

Os técnicos estão cientes da proposta de regionalização do SAMU, como condição para implementação da Rede de Urgência e Emergência Regional, como também das dificuldades na liberação dos recursos pelo Estado para efetivação da Rede.

 

 

Foram solicitadas algumas adequações, enquanto a regionalização não é efetivada, tais como: identificação visual externa da base, com instalação de placa, e fornecimento de alimentação aos funcionários no período da noite.
Quando questionada sobre o número reduzido de ambulâncias atendendo a população, a Secretária de Saúde informou que os veículos destinados ao município foram enviados diretamente para o Consórcio Intermunicipal de Urgência e Emergência – CisUrge – e não para o município. Ficou acordado, então, que o município vai requisitar ao CisUrge as ambulâncias para imediato funcionamento na cidade.

 

 

“Entendi esta visita como extremamente oportuna, pois tive a chance de conversar pessoalmente com os técnicos do Ministério sobre a questão das ambulâncias, que vem nos afligindo enormemente! Inclusive, já comuniquei ao Secretário-Executivo do CisUrge, e ele acredita ser possível o envio das ambulâncias para Itaúna antes mesmo da regionalização”, esclareceu a Secretária Municipal de Saúde.

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.