COMPARTILHAR

imagens_1472016110590Entre os dias 11 a 15 de julho, seminaristas e padres de várias dioceses do estado de Minas Gerais, estiveram em Governador Valadares para participarem do RENASEM 2016 (Retiro Nacional de Seminaristas).

 

 
A Santa Missa de Abertura do RENASEM da Misericórdia aconteceu na Catedral de Governador Valadares, às 19h30, presidida pelo bispo diocesano, Dom Félix.

 

 
Em preparação para o Retiro, seminaristas da coordenação estadual do Ministério, estiveram reunidos em Conselheiro Pena, entre os dias 08 e 10 de julho, sob a direção espiritual do pregador Padre Jefferson Veronês – Diocese de Itabira/Coronel Fabriciano. Tiveram a oportunidade de serem fortalecidos pelas pregações, adoração, orações, partilhas e pela celebração da misericórdia, recebendo o Sacramento da Confissão.

 

 
Para Rafael Lopes, coordenador da Arquidiocese de Diamantina, “foi uma experiência de oração intensa e vivificante, que nos fez buscar ainda mais o Espírito Santo de uma forma profunda e não superficial. Reflexões belíssimas que nos conduziram e nos orientaram para a vivência da oração e da partilha. Momentos também de reabastecimento de nossa espiritualidade que nos fortalecem rumo ao sacerdócio e também para motivarmos nossos irmãos a viverem uma experiência genuína do Espírito Santo!”

 

 
Fábio Machado, seminarista de Governador Valadares, Diocese que acolhe o RENASEM, afirma que “Organizar um retiro dessa magnitude é uma responsabilidade sem precedentes. O desafio maior é proporcionar um profundo encontro de Jesus com os seminaristas. Isso só e possível com muito amor envolvido e foi o que experimentamos no retiro da coordenação: uma experiência de pentecostes e misericórdia”.

 

 
“O RENASEM renova a chama da minha vocação e me faz ouvir a voz do bom pastor que me chama. Desta maneira sei que devo espalhar a alegria e a misericórdia em minha vida e na de todos, ao meu redor. Nas palavras de Santa Edith Stein que resumo esse retiro: ‘Não sei pra onde estou indo, só sei que é Cristo que está me conduzindo’ ” testemunha Rafael Damasceno, coordenador da Comissão de Liturgia.

 

 
Um dos pregadores do retiro foi o bispo de Divinópolis, Dom José Carlos. Padre João Batista, da Comunidade Magnificat, também pregou no retiro.

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.