Nos últimos anos, a estrutura urbana de Itaúna tem se transformado consideravelmente devido a novos empreendimentos imobiliários, principalmente nas regiões extremas, como é o caso da região próxima aos bairros Garcias, Aeroporto e Cidade Nova, além da região da Av. São João, nas proximidades dos bairros Nova Vila Mozart e Morro do Engenho.
Itaúna está se expandindo. Com o crescimento populacional, hoje com cerca de 92.091 habitantes, de acordo com dados estimados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) para 2016, empreendedores têm buscado alternativas e investido no município, no sentido de atender às necessidades da comunidade, referente à aquisição da moradia própria.
Não é somente pelos números de crescimento populacional que percebemos esta mudança. Hoje é notório que a descentralização de serviços importantes para a população está acontecendo de forma surpreendente, migrando assim, para regiões que estão recebendo novos empreendimentos imobiliários, como é o caso de Supermercados, Postos de Combustíveis, Lojas de Vestuário e Calçados, entre outros.
“Este crescimento influencia diretamente na economia do município, que se desenvolve através do fortalecimento destas novas regiões”, é o que aponta Carlos Alberto Gonçalves, Diretor-presidente da Quartzo Incorporadora, empresa com sede em Belo Horizonte e com presença para além da região metropolitana daquela cidade, no Triângulo Mineiro e grande São Paulo.
“Itaúna é uma cidade de grande potencial, o que tem chamado atenção de vários incorporadores, como em nosso caso. A cidade oferece condições estruturais que entendemos serem importantes, como localidade, profissionais, serviços, além de ser uma cidade economicamente ativa”, declara Carlos Alberto.
Confirmando esta realidade, anuncia que o município receberá um grande empreendimento da Quartzo Incorporadora. “Entendendo este momento importante de Itaúna, iniciaremos em breve o “Residencial Portal do Engenho”, um investimento na ordem de R$27 milhões, que consiste em um condomínio com cerca de 200 apartamentos dentro do Programa Minha Casa Minha Vida – faixa 2 e 3, na região da Av. São João, próximo ao Bairro Morro do Engenho”, declarou.
Minha Casa, Minha Vida
O programa habitacional do Governo Federal, Minha Casa, Minha Vida, é um dos projetos de financiamento que contribuem para este cenário de desenvolvimento, financiando moradias voltadas para o segmento econômico, reduzindo o déficit habitacional e dinamizando o setor da construção civil, que passa a gerar mais renda e empregos.
De acordo com informações divulgadas pelo Governo Federal em agosto deste ano, a pretensão é que em 2017 sejam contratadas cerca de 600 mil unidades habitacionais, o que aumenta ainda mais a expectativa para novos empreendimentos, devido às facilidades oferecidas pelo programa.
Mais do que isso, há um clima de expectativa positiva quanto à economia brasileira já para 2017, o que pode aumentar ainda mais a confiança do brasileiro para investir na aquisição de sua própria moradia.
Itaúna tende a seguir neste rumo de crescimento habitacional, tendo em vista os novos empreendimentos trazidos por investidores do ramo de construção civil, que influenciam no contexto urbanístico da cidade.