COMPARTILHAR

esus_pecSistema é uma estratégia do Departamento de Atenção Básica do Governo Federal para reestruturar as informações nas unidades de saúde

 

 

No ano de 2013, a Prefeitura de Itaúna realizou uma reestruturação completa dos Postos de Saúde da Família (PSF’s) da cidade. Com essa modificação ocorreu também uma inserção do sistema e-SUS, que é uma rede que interliga todos os PSF’s da cidade.

 

 

O e-SUS Atenção Básica é uma estratégia do Departamento de Atenção Básica para reestruturar as informações da Atenção Básica em nível nacional. Esta ação está alinhada com uma proposta de reestruturação dos Sistemas de Informação em Saúde do Ministério da Saúde, entendendo que a qualificação da gestão da informação é fundamental para ampliar a qualidade no atendimento à população. A estratégia e-SUS AB, faz referência ao processo de informatização qualificada do SUS em busca de um arquivo eletrônico. A rede integrada proporciona ao paciente a flexibilidade de ser atendido em diversos postos de saúde da cidade com mais agilidade e rápido acesso a algum caso já avaliado em outra unidade.

 

 

“A estrutura já está toda formulada, todos os PSF’s tem uma estrutura mínima de computadores, notebook, impressora e uma rede sem fio com interligação com a Secretaria de Saúde do município”, afirmou Wellington Borges, gerente de Tecnologia da Informação da Prefeitura Municipal.

 

 

Confira os Procedimentos que foram realizados para a implantação do e-SUS AB em Itaúna:

 

 

1º Identificação do coordenador para a implantação do sistema;

 

 

2º Diagnóstico da capacidade de recursos humanos existentes nos Estados e municípios;

 

 

3º Levantamento da capacidade tecnológica disponível na Secretaria Estadual de Saúde, nas Secretarias Municipais de Saúde e nas Unidades Básicas de Saúde (computadores, impressoras, internet, ambientes etc.);

 

 

4º Garantir a integração do Plano Local ao Plano Regional;

 

 

5º Articulação e viabilização da equipe de suporte à informatização;

 

 

6º Elaboração de estratégia para a implantação do sistema;

 

 

7º Qualificação e capacitação dos profissionais de saúde e de tecnologia da informação do município.

 

 

Entenda melhor o Sistema e-SUS AB

 
O e-SUS Atenção Básica (AB) é o sistema que substitui o SIAB. Para atender aos diversos cenários de informatização e conectividade nos serviços de saúde, oferecendo dois sistemas de software.

 

 

O sistema utilizado na cidade é o de Coleta de Dados Simplificada (CDS),que pode fazer a operação em uma Unidade Básica de Saúde sem computador, com envio das fichas para o Ministério da Saúde. “Já está sendo testado no PSF do Padre Eustáquio o sistema de Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC), com computador nos consultórios e salas de atendimento, informatizando o arquivo através de uma rede online. Com estes testes de conectividade, em breve a rede online será inserida em todos os PSF’s da cidade”, afirmou Amanda Rodrigues, coordenadora do sistema nos PSF’s em Itaúna.

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.