COMPARTILHAR

imagem-131Além da obra, haverá melhorias no entorno e na estrada de acesso

 

 

Uma benção do padre Breno, da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, na manhã de quarta-feira, 19/10, marcou o início das obras de reconstrução da Capela de Nosso Senhor do Bonfim. A obra será feita em parceria entre a Prefeitura de Itaúna, a Mitra Diocesana de Divinópolis, o Ministério Público, a Associação Regional de Proteção Ambiental (ARPA) e o Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais (CeMAIS). O trabalho será executado pela empresa Projetec com custo de R$292.640,08, dividido pelas entidades comprometidas.

 

 

A reconstrução ocorre dois anos após um incêndio ter destruído completamente a estrutura da igreja, em outubro de 2014. A igrejinha do Bonfim, como é carinhosamente chamada pela população, foi construída em 1853 pelo fazendeiro tenente José Ribeiro Azambuja, em suas terras, e tombada como patrimônio histórico de Itaúna em 2006 por meio do decreto 4.912.

 

 

Durante a cerimônia de benção das obras, todos falaram sobre a importância histórica da Capela do Bonfim para a população de Itaúna. O prefeito Osmando Pereira da Silva lamentou o vandalismo que causou prejuízo aos cofres públicos e danos a uma edificação tão querida pelos itaunenses. “Que esta igreja possa ser um símbolo que inspire as pessoas a cuidar do espaço público, que tenhamos cada dia menos vândalos, mesmo que seja necessário perdoá-los pois ‘não sabem o que fazem’, como nos ensina a Bíblia. É uma obra da comunidade de Itaúna que tem seu valor religioso, cultural e artístico e esperamos poder inaugurá-la no final de dezembro”, afirmou o prefeito.

 

 

Espaço para turismo e cultura

 

 

A secretária de Educação e Cultura, Maria Virgínia Morais Garcia, lembrou que o trabalho para a reconstrução da igreja partiu da união de esforços da sociedade civil e da Prefeitura de Itaúna. Ela anunciou que, além da reconstrução, haverá outras obras no local. “Este será um espaço cultural e turístico também, pois a intenção não é só reconstruir a capela, mas também melhorar todo o entorno, arborizar, melhorar a estrada e tornar o lugar cada vez melhor para o itaunense e todos que visitarem este local. Temos o sentimento de missão cumprida,” concluiu.

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.