COMPARTILHAR

tabagismoBoatos de que trabalho havia sido encerrado no município são falsos

 
O Programa de Controle do Tabagismo em Itaúna segue sua rotina normal de funcionamento, contrariando alguns boatos pela cidade. Atualmente, o serviço atende 75% das Unidades Básicas de Saúde – UBS – sendo que o Núcleo Central, que funciona na Policlínica Dr. Ovídio, atende a demanda restante, como a área rural e casos específicos de usuários que não se adaptam nas UBS e/ou por questão de horário.

 
O Programa funciona em parceria com o Ministério da Saúde e do INCA (Instituto Nacional do Câncer); existe desde 2002 no país e chegou a Itaúna em 2010. O trabalho é em prol da cessação do uso do tabaco, por meio de orientações, palestras, capacitações e apoio ao usuário que deseja parar de fumar, por meio do apoio cognitivo-comportamental e apoio medicamentoso, quando necessário.

 
O número total de atendimentos de janeiro de 2013 até setembro de 2016, inclusos todos os procedimentos realizados pelo Programa de Controle do Tabagismo, é de 19.292 em Itaúna. “Ressaltamos que o Programa está ativo, é referência para vários municípios e mantém índices acima do estimado pelo Ministério da Saúde e INCA, chegando a cessação de 75% do uso do tabaco. Realizamos capacitação e palestras em empresas, escolas e instituições”, garantiu Cláudia Braz, responsável pelo programa.

 
Aos interessados que tenham dúvidas ou estejam interessados em largar o vício, basta procurar a UBS mais próxima de casa ou o Núcleo Central, que fica na Policlínica Dr. Ovídio. Mais informações pelo telefone (37) 3241-4999.

 

 

Veja a lista de Unidades Básicas de Saúde que oferecem o programa:

 

 

– Alto Do Rosário
– Cidade Nova
– Centro Social Urbano
– Garcias
– Graças
– Irmãos Auler
– Itaunense
– Jadir Marinho
– Lourdes
– Morada Nova I
– Morada Nova II
– Morro Do Engenho
– Padre Eustáquio
– Parque Jardim
– Piedade
– Pio XII
– Policlínica Dr. Ovídio Nogueira
– Santanense
– São Geraldo
– Várzea Da Olaria
– Vila Tavares
– Zona Rural

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.