COMPARTILHAR

Obra estrutural está adiantada e previsão é de entrega na metade do prazo previsto no edital

 

 

Na próxima quarta-feira, 28 de dezembro, a partir das 8h, uma solenidade marcará o lançamento da Pedra Fundamental do Centro Administrativo Municipal de Itaúna, no final da Avenida Jove Soares, na região denominada Boulevard Lago Sul. Com a presença do prefeito Osmando Pereira da Silva e de várias autoridades, a Pedra Fundamental marcará o lançamento do Prédio 1 do futuro Centro Administrativo, que, inclusive, já tem nome definido. O edifício do primeiro bloco será uma homenagem a Antônio Augusto de Lima Coutinho, conhecido como Dr. Coutinho ou Nico, ex-prefeito de Itaúna entre os anos de 1947 a 1951.

 

 

Iniciada no dia 7 de novembro, o cronograma da construção está adiantado, conforme garantiu o arquiteto e urbanista da Prefeitura de Itaúna, Neurivan Gonçalves de Aguilar. Ele faz parte da comissão de fiscalização da obra. “Com relação ao prazo está tudo dentro do programado. A previsão de finalização da primeira etapa é fevereiro de 2017. Esta primeira etapa é relacionada a parte de estrutura, que é o grosso da obra. Somente as chuvas podem atrapalhar este cronograma, uma vez que já está tudo licitado”, explicou. A obra estrutural foi licitada em outubro com prazo de conclusão previsto para oito meses, mas será entregue na metade do tempo.

 

 

Ainda de acordo com Neurivan, de novembro para cá já foram realizadas várias etapas, e até o próximo dia 28, data do lançamento da Pedra Fundamental, 50% desta fase já estará concluída. “Foi feita a terraplanagem e o cravamento das estacadas num sistema de hélice contínua. Isso quer dizer que uma máquina faz uma perfuração de cerca de 16 metros e coloca a estaca de fundação do prédio. No alto delas são colocados os blocos de concreto e em cima deles são montadas as estruturas. A parte das estacas já está pronta, a concretagem dos blocos estão 70% prontos e falta só a parte final. Já a superestrutura está em andamento, com cerca de 40% concluído hoje (22/12). Mas até o dia 28 estaremos com 50% concluídos”, continuou.

 

 

Entrega da obra finalizada

Com relação à finalização do prédio, assim que a fase estrutural estiver concluída, Neurivan acredita que o período para entrega será entre sete e oito meses. “O acabamento, projeto complementar e o fechamento da obra vem num segundo momento. A previsão é de que seja concluída em sete ou oito meses. Mas este prazo não é preciso porque depende de outra licitação”, completou.

 

 

“A construção do Centro Administrativo Municipal representa um marco para a história de Itaúna onde o cidadão será atendido com conforto, o centro da cidade será desafogado para o comércio, uma nova região do município será valorizada e desenvolvida trazendo crescimento econômico e gerando empregos e renda para os moradores. Itaúna merece este benefício”, afirmou o prefeito Osmando Pereira da Silva.

COMPARTILHAR
Matéria enviada ao Portal Notícias de Itaúna. As matérias enviadas e publicadas no Portal Notícias de Itaúna não refletem necessariamente a opinião do nosso Portal de Informações e são de inteira responsabilidade das pessoas que as assinam.